GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

De câncer a câncer

Fábio Marton

Câncer

Quarta constelação do zodíaco, ganhou esse nome porque os gregos viam nas estrelas o que parecem ser as patas de um caranguejo (cancer é o latim para o grego karkinos, caranguejo). O nome foi oficializado por Hiparco (190-120 a.C.), maior astrônomo da Antiguidade, que catalogou os céus e inventou o…

Astrolábio

Esse instrumento media as distâncias das estrelas ao horizonte, e tinha uma grande utilidade prática: servia para calcular a latitude do observador – isto é, ele era uma espécie de GPS da Antiguidade. E se tornou, junto com a bússola, inventada pelos chineses, um dos instrumentos mais importantes para as…

Grandes Navegações

A astronomia e a tecnologia naval incentivaram países como Portugal e Espanha a se lançarem ao mar no século 15. Foi uma revolução geográfica e econômica também: logo surgiram companhias de comércio intercontinental. Uma das mais importantes foi a Companhia das Índias Orientais, criada pela Inglaterra, e que faria a fortuna de…

Campbell De Morgan

Neto de John de Morgan, um dos principais capitães ingleses, Campbell (1811-1876) seguiu outro rumo: tornou-se cirurgião e professor no University College Hospital, em Londres. Ele foi o primeiro médico a especular que os tumores poderiam se espalhar pelo corpo. Com isso explicou a metástase, principal arma do…

Câncer

O câncer é um crescimento descontrolado, em que um grupo de células passa a se reproduzir indefinidamente. A doença foi batizada pelo médico Hipócrates (460-370 a.C.), que comparou as veias do tumor às patas de um caranguejo – assim como os astrônomos gregos, que viam caranguejos nos céus.