Descoberto um novo peixe que fala com choques elétricos
Descoberto na África, o ogoouensis é um peixe que emite voltagem elétrica para se comunicar - e informa seu sexo e até seu humor para os outros peixes elétricos
Uma nova espécie de peixe elétrico, pertencente a um gênero inédito, foi descoberta na África. Em um estudo publicado nesta semana, pesquisadores defendem que Cryptomyrus ogoouensis, da família Mormyridae, emite um tipo peculiar de choque elétrico e aparência que o distingue dos outros membros de sua família biológica.
Marrom, com tons dourados, uma pequena boca e uma mandíbula pronunciada, o ogoouensis emite pulsos elétricos para se comunicar, navegar em águas turvas e passar informações como seu sexo e seu humor no momento para outros peixes-elétricos. Para definir que essa nova espécie não se encaixava em nenhum gênero da família Mormyridae, os biólogos analisaram a voltagem emitida pelo peixe. Cada espécie dos Mormyridae emite uma onda elétrica específica, com algumas similaridades de acordo com o gênero a que pertence.
Com a ajuda um osciloscópio, os pesquisadores analisaram que o choque emitido pelo ogoouensis se distinguia de todos outros em sua família. Mas, claro, não espere nada parecido com um choque de uma enguia, já que o Cryptomyrus ogoouensis não lança uma descarga alta para realizar suas funções abaixo d’água.
John P. Sullivan, Sebastien Lavoue e Carl D. Hopkings, biólogos responsáveis pela descoberta, explicam que Cryptomyrus ogoouensis vai ajudar a dar uma família para o Cryptomyrus ona, outra espécie encontrada pelo grupo há cerca de dois anos, e que até agora não possuía semelhante em sua árvore genealógica.
LEIA TAMBÉM:
Saiba como o atum se tornou o peixe mais cobiçado do mundo