Espécie rara de borboleta é encontrada na Escócia depois de 130 anos
Espécie só foi avistada três vezes no país
Pela primeira vez em mais de um século, os ovos microscópicos da borboleta White-letter haristreak foram encontrados na Escócia – o que significa que, diferente do que era pensado, a espécie pode estar voltando para casa. Ela havia sido vista pela última vez em agosto de 2017, mas antes disso, a última aparição do inseto na região ocorreu em 1884.
72% da espécie foi varrida para fora do país por causa da grafiose, doença causada por fungos e que afeta justamente as árvores escolhidas pelas borboletas para perpetuar a espécie, os ulmeiros. Duas epidemias de grafiose que atingiram o Reino Unido acabaram com 60 milhões destas árvores.
Iain Cowe, um observador de borboletas, falou ao The Guardian sobre a descoberta. “Ano passado foi um encontro inacreditável, mas a descoberta de ovos está muito além do que imaginei ser possível”, afirmou.
Como a espécie só põe ovos uma vez por ano, especialistas acreditam que ela pode estar se reproduzindo novamente na Escócia desde 2016. A descoberta foi feita por voluntários da ONG Butterfly Conservation.