Experiência aponta risco em jejum intermitente
Em ratos, pausa alimentar prolongada elevou incidência de tumores.
O jejum intermitente raz benefícios à saúde, como perda de peso e melhora da saúde cardiovascular. Mas um estudo (1) feito com camundongos revelou um outro lado: em animais geneticamente predispostos a ter câncer, fazer jejum aumentou a incidência de tumores. Conversamos com Marco Aurélio Ramirez Vinolo, professor da Unicamp e coautor da pesquisa.
O estudo mostrou que quando os ratos voltavam a se alimentar, após o jejum, havia uma proliferação de células-tronco intestinais. Por que isso acontece?
O intestino é formado por uma camada de células-tronco, que se diferenciam e geram as células maduras, os enterócitos, com funções de absorção [de nutrientes], secreção de muco e várias outras.
É um processo que acontece continuamente. Em humanos, há uma renovação do epitélio intestinal inteiro a cada 3 a 5 dias. Em camundongos, é mais ou menos a mesma coisa.
Quando a gente coloca os animais em jejum por 24 horas, essas células diminuem a taxa de proliferação. Isso é esperado. O interessante é que, depois que acontece a realimentação, a proliferação [celular] aumenta em relação ao animal que se alimenta continuamente.
Ou seja, a realimentação dá um boost na proliferação das células. Isso tem efeito positivo para o organismo, que é aumentar a taxa de regeneração arterial. Mas pode, num indivíduo geneticamente suscetível, levar a maior risco de câncer colorretal.
O que essa descoberta em cobaias pode significar para a saúde humana?
Tudo o que eu vou falar aqui é especulação, porque o que a gente viu foi um modelo animal. O jejum intermitente tem benefícios metabólicos, para o organismo. Isso já está bem comprovado. Agora, ele pode trazer riscos em indivíduos suscetíveis [a tumores].
Um outro fator que a gente não explorou ainda, mas será super-relevante para as próximas pesquisas, é entender como a alimentação interfere nisso. Será que mudando o tipo de alimento, eu torno ainda mais suscetível, ou eu protejo contra tumores? É algo que tem de ser estudado.
Seria recomendável evitar o consumo de certos alimentos logo após o jejum?
A carne queimada, quando passa do ponto, tem algumas moléculas com efeitos potencialmente carcinogênicos. São fatores que se unem para aumentar as chances de desenvolvimento [de um tumor].
E embutidos ou ultraprocessados?
Sim. Aí você puxa para o lado da quantidade de gordura nesses alimentos, outro fator que também está associado à maior suscetibilidade [ao câncer]. É bem por aí mesmo.
Fonte 1. “Short-term post-fast refeeding enhances intestinal stemness via polyamines”, S Imada e outros, 2024.






![[RELAMPAGO] PAYWALL (728 x 90 px) Banner laranja com ícone de árvore e raio, texto OFERTA RELÂMPAGO Você pediu, a gente ouviu!. À direita, capas de revistas Superinteressante e Veja, e um celular com aplicativo de notícias](https://super.abril.com.br/wp-content/uploads/2026/07/RELAMPAGO-PAYWALL-728-x-90-px.gif)
![[RELAMPAGO] PAYWALL - 328x79 Banner laranja com texto OFERTA RELÂMPAGO em destaque, acompanhado de um ícone de raio. Abaixo, Você pediu, a gente ouviu!. À direita, capas de revistas: Super, Veja e uma menor, Guia Quatro Rodas. No canto superior direito, um ícone de árvore estilizada](https://super.abril.com.br/wp-content/uploads/2026/07/RELAMPAGO-PAYWALL-328x79-1.gif)