Inverno: Assine Digital Completo por 5,99

Golias, tartaruga-da-Galápagos, faz 135 anos e comemora dia dos pais com filhote

O gigante gentil, nascido no final do século 19, só conseguiu ter o primeiro filho agora – o que faz dele o pai de primeira viagem mais velho do mundo.

Por Bruno Vaiano Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
18 jun 2025, 18h00

Tartarugas-das-Galápagos levam longevidade a sério. Vide o caso de Harriet uma fêmea que alcançou 175 anos e morreu em 2006 em um zoológico australiano. Conta-se que ela foi coletada por Darwin em pessoa. Por décadas, essa roliça deteve o título de último animal ainda vivo a ter conhecido o naturalista pessoalmente (não há, porém, documentos que atestem a história). 

O que nos leva a Golias. Esse cascudo de 234 kg, residente do zoológico de Miami, fez 135 anos no último domingo (15), que coincidentemente foi a data do Dia dos Pais de 2025 nos EUA. Estima-se que ele tenha nascido entre 1885 e 1890 na Ilha de Santa Cruz Pois é: sabemos o dia em que o ovo eclodiu, mas não o ano. Ah, a estranha ineficácia dos cartórios  do século 19 (rs).

O réptil pôde celebrar com seu flhote recém-nascido, ainda minúsculo, que você vê com o genitor na foto que abre o texto. A criança ainda não tem nome.

O zoológico está reivindicando com o Guinness World Records o título de “pai de primeira viagem mais velho do mundo”. A mãe, chamada Sweet Pea, tem idade estimada entre 85 e 100 anos, e também participou da comemoração.

Infelizmente, tartarugas não são criadas pelos pais na natureza. Para simular isso adequadamente e garantir que a cria cresça de maneira saudável, o filhote será separado do casal Golias e Sweet Pea e crescerá em outro recinto.

Continua após a publicidade

Golias chegou aos EUA em 1929 e viveu pouco mais de cinquenta anos no zoológico do Bronx, no norte da cidade de Nova York. Em 1981, o gigante gentil se mudou para Miami. Ele teve várias oportunidades de acasalar desde então, mas nunca havia conseguido um filhote.

A população desses animais sofreu uma redução drástica no século 19, após a chegada de exploradores humanos e outras espécies invasoras que vêm de carona em nossos navios e desestabilizam ecossistemas. Todos os filhotes, portanto, são importantes no esforço de recuperar esses gigantes da história da biologia.

 

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.