Em uma caverna aos pés do Himalaia, um santuário budista esconde resquícios do Homem de Denisova – um hominídeo cujo rosto nós não conhecemos, mas que sobrevive em nosso DNA.
Espécies aladas que vivem em ilhas podem deixar habilidade de lado, e o naturalista inglês propôs corretamente que era para não serem levadas pelo vento.
O bloquinho B, usado por Darwin em Londres no ano de 1837, contém seu primeiro esboço de uma árvore da vida – e retrata os pensamentos do naturalista na época em que lhe ocorreu a seleção natural.
Bichos com patas são bons em percorrer solos úmidos; bichos rastejantes se dão melhor na areia. Nos últimos 60 milhões de anos, a alternância entre esses ambientes criou um gênero de lagartos indecisos no quesito bracinhos.
Já podemos adiantar que não é para dizer quantos anos você vai viver e nem quantos namorados vai ter.
E aí, músicos seguidores da SUPER, vocês fazem careta para tocar?
Por que o órgão direciona o precioso líquido a partes do corpo importantes em uma situação ameaçadora – como os músculos (pensou outra coisa?)
Alguns, sim. Mas os animaizinhos fazem isso puramente por instinto, sem racionalização.
Entenda como a seleção natural pode ajudar a explicar os seus fios grisalhos
Um vírus é um bolinho inerte de material genético. Mas parasita organismos com o ímpeto da cavalaria cossaca. Fica a questão: essa coisa é viva ou não é?
Nosso cérebro está encolhendo. Mas estamos mais altos e ganhando resistência contra doenças. Entenda.
Em resumo, porque esses são os comprimentos de onda eletromagnética que alcançam a superfície da Terra após a luz do Sol passar pelo filtro da atmosfera.
Conheça a história de Dmitri Belayev – um dos 3 mil biólogos acusados por Stálin de "acreditar" em genética e seleção natural.
Fóssil encontrado na Grécia e analisado por alemães parece valioso, mas arqueólogos de outras instituições já colocaram a descoberta em xeque.
A descoberta adianta em 500 mil anos a migração de nossos ancestrais para fora do continente – o que pode reescrever a história da arqueologia.
A ideia mais importante de Charles Darwin explica a complexidade das adaptações dos seres vivos e como a vida evoluiu de sua forma mais simples até nós.
Há 20 anos, um biólogo evolutivo propôs que nossa atração pelo pileque é herança dos macacos que comiam frutas fermentadas na África. Entenda.
A sugestão do filósofo autodidata foi refutada ainda no século 19 por Wallace, o "padrasto" da seleção natural. Entenda com ajuda do método científico.
O Hanseniaspora não corrige suas próprias mutações genéticas – e se reproduz aos trancos e barrancos, com cada vez mais "erros de digitação" em seu código.
Porque você é um animal que depende muito das relações sociais – e que privilegia muito o sentido da visão.