Clique e assine a partir de 8,90/mês

Tudo sobre Charles Darwin

Por que o órgão direciona o precioso líquido a partes do corpo importantes em uma situação ameaçadora – como os músculos (pensou outra coisa?)
Alguns, sim. Mas os animaizinhos fazem isso puramente por instinto, sem racionalização.
Entenda como a seleção natural pode ajudar a explicar os seus fios grisalhos
Um vírus é um bolinho inerte de material genético. Mas parasita organismos com o ímpeto da cavalaria cossaca. Fica a questão: essa coisa é viva ou não é?
SI_409_Evolucao_home

Ainda estamos evoluindo?

Por Bruno Vaiano - Atualizado em 28 Maio 2020, 13h11 - Publicado em 22 out 2019, 15h57
Nosso cérebro está encolhendo. Mas estamos mais altos e ganhando resistência contra doenças. Entenda.
Em resumo, porque esses são os comprimentos de onda eletromagnética que alcançam a superfície da Terra após a luz do Sol passar pelo filtro da atmosfera.
Site_Chernobyl

Não foi só em Chernobyl: a URSS perseguiu milhares de cientistas

Por Bruno Vaiano - Atualizado em 6 ago 2019, 11h12 - Publicado em 5 ago 2019, 19h10
Conheça a história de Dmitri Belayev – um dos 3 mil biólogos acusados por Stálin de "acreditar" em genética e seleção natural.
Site_Cranio

Pedaço de crânio humano com 210 mil anos é o mais antigo fora da África

Por Bruno Vaiano - Atualizado em 10 jul 2019, 18h48 - Publicado em 10 jul 2019, 18h45
Fóssil encontrado na Grécia e analisado por alemães parece valioso, mas arqueólogos de outras instituições já colocaram a descoberta em xeque.
A descoberta adianta em 500 mil anos a migração de nossos ancestrais para fora do continente – o que pode reescrever a história da arqueologia.
SI_SeleçãoNatural

Entenda de uma vez: o que é seleção natural?

Por Salvador Nogueira - Atualizado em 3 jul 2019, 18h48 - Publicado em 3 jul 2019, 18h37
A ideia mais importante de Charles Darwin explica a complexidade das adaptações dos seres vivos e como a vida evoluiu de sua forma mais simples até nós.
cachaca-darwinista

Chimpanzé cachaceiro: será que o amor por álcool é fruto da seleção natural?

Por Bruno Vaiano - Atualizado em 14 jun 2019, 17h31 - Publicado em 14 jun 2019, 17h03
Há 20 anos, um biólogo evolutivo propôs que nossa atração pelo pileque é herança dos macacos que comiam frutas fermentadas na África. Entenda.
A sugestão do filósofo autodidata foi refutada ainda no século 19 por Wallace, o "padrasto" da seleção natural. Entenda com ajuda do método científico.
O Hanseniaspora não corrige suas próprias mutações genéticas – e se reproduz aos trancos e barrancos, com cada vez mais "erros de digitação" em seu código.
Porque você é um animal que depende muito das relações sociais – e que privilegia muito o sentido da visão.
Essa é uma característica de animais sociais: a capacidade de identificar um indivíduo pode ser a diferença entre a vida e a morte.
O fóssil de 42,6 milhões de anos é um elo perdido entre as imensas baleias contemporâneas e os mamíferos quadrúpedes que deram origem a elas.
essencial-ed399
Ciência, Opinião

Lugar de criança é na escola. Lugar de Deus é na igreja.

Por Bruno Vaiano - Atualizado em 29 jan 2019, 16h57 - Publicado em 29 jan 2019, 16h48
As religiões são um pilar fundamental de quase todas as sociedades. Mas elas não devem pautar nem a educação pública, nem os laboratórios.
Nem neandertal nem denisovano, o dito cujo ainda é só uma hipótese. Se verdadeira, ela explicaria a existência de um pedaço curioso de DNA em nosso genoma
Como ilustres anônimos mudaram a história da biologia – sem mudar a história da biologia.
Pelo menos, não no seu dia a dia.