PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Hienas poderosas

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h35 - Publicado em 31 out 2004, 22h00

Mesmo sendo desengonçada, peluda e fedorenta, com maxilares e dentes grandes e a traseira caída, a hiena consegue fazer algo que é o sonho de muitas mulheres lindas, siliconadas e popozudas: dominar os machos. Talvez por ser a fêmea mais dominante do planeta, a Crocuta crocuta (nome científico da espécie) tem o uivo parecido com uma gargalhada.

Em geral, as hienas são animais solitários. Quando vivem em grupos, geralmente formados por três a 15 animais, são as fêmeas que detêm a liderança do bando. Elas demarcam seu território com a urina ou com secreções da glândula anal. Para as hienas, os machos têm função meramente reprodutiva – são elas que brigam por eles. O ritual de acasalamento começa quando o macho exala ligeiros odores de uma substância que, em contato com o ar, transforma-se em chamariz e deixa as fêmeas doidinhas. A relação sexual, na maioria das vezes, resulta em gêmeos, mas há registros de hienas que tiveram três filhos numa única gestação, que dura em torno de 110 dias. Os filhotes pesam em média 1,5 quilo ao nascer.

Excelentes caçadoras, as hienas vivem em savanas e florestas. Velozes, correm a cerca de 65 quilômetros por hora. Mas, em vez de irem à luta, preferem alimentar-se de cadáveres.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.