Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Nós produzimos novos neurônios mesmo na velhice

Sim, o hipocampo dos mais velhos produz tantas células cerebrais fresquinhas quanto o dos jovens

Por Felipe Sali 9 abr 2018, 17h26

O poder que o cérebro tem de formar novos neurônios e sinapses (as ligações entre os neurônios) normalmente é associado à juventude. Esse conceito, porém, pode estar ultrapassado. Pesquisadores da Universidade Columbia, em Nova York, publicaram um estudo nesta quinta-feira (05/04) concluindo que pessoas saudáveis de até 79 anos podem gerar tantas células cerebrais  novas quanto um adolescente.

Para isso, os cientistas analisaram amostras cerebrais congeladas de 28 pessoas que morreram subitamente, com idades entre 14 e 79 anos. O foco do estudo foram os neurônios mais recentes e o estado dos vasos sanguíneos no hipocampo, área do cérebro responsável pela memória e pelo aprendizado. Conclusão: pessoas mais velhas produziam novos neurônios do hipocampo com uma capacidade semelhante aos mais jovens.

A pesquisa gerou polêmica por ir diretamente contra um estudo publicado na semana passada pela Universidade da Califórnia. Nele, os cientistas alegam não ter encontrado nenhuma evidência de neurônios jovens nos hipocampos de pessoas com mais de 18 anos.

Como dois estudos aparentemente semelhantes chegaram a resultados tão diferentes? Para defender o seu ponto, Maura Boldrini, líder da pesquisa da Universidade Columbia, alegou que o fato de a equipe da Califórnia ter analisado amostras de cérebros preservadas quimicamente (em vez de congeladas) pode ter afetado a detecção de novos neurônios.

Nós produzimos novos neurônios mesmo na velhice