Nasa põe no ar site com mais de 140 mil imagens do espaço

O acervo completo da agência espacial norte-americana desde 1920 está disponível para consulta rápida – e o conteúdo é todo de domínio público

Atualizado em 31 mar 2017, 13h56 - Publicado em 31 mar 2017, 12h45

Você cansou de selfies e está atrás de um papel de parede novo para o celular? Bem, você pode trocar o rosto de sua mãe por uma galáxia, por exemplo. Ou a superfície de Júpiter, retratada aqui em cima. Ou, para ser sincero, qualquer outra coisa que brilha lá no céu – difícil será escolher entre as mais de 140 mil opções que a Nasa, agência espacial norte-americana, acaba de liberar em seu novo banco de imagens, que você pode acessar aqui.

Alguém aí falou em vitamina D? (SDO/ AIA/JPL/NASA) (JPL/SDO/AIA/NASA)

São fotos, vídeos e até áudios de tudo que aconteceu na agência desde 1920. A ideia não é disponibilizar todos os cliques que já foram feitos – seriam milhões de arquivos, e muitos deles, de caráter mais técnico, não fariam a alegria de jornalistas e do público. A Nasa aliviou a barra de todo mundo e pré-selecionou os conteúdos mais interessantes de cerca de 60 coleções. Cada arquivo vem acompanhado de dados técnicos e informações históricas relevantes, e pode ser baixado em várias resoluções – muitas são grandes o suficiente para usar de papel de parede do quarto, e não do celular.

Viagem ao centro da Terra é para os fracos. Que tal uma ao centro da Via Láctea? (Spitzer Space Telescope/JPL-Caltech/NASA) (Spitzer Space Telescope/JPL-Caltech/NASA)

É bom lembrar que a política de divulgação e uso livre de imagens da agência não é coisa nova – a Nasa é famosa por seus esforços de divulgação científica para o público leigo. A nova plataforma, além de centralizar o conteúdo, fornece uma navegação mais intuitiva, semelhante a interface do Flickr, e se ajusta automaticamente às telas de tablets e de smartphones.

Apollo 15, vestida à caráter. (JSC/NASA) (JSC/NASA)