GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Os insetos sentem dor?

Sim, se entendermos a dor como um desconforto físico provocado por fatores ambientais. Os insetos são organismos pecilotérmicos, ou seja, sua temperatura acompanha a do ambiente onde está.

Eles possuem uma série de estruturas sensoriais, tais como os mecanoceptores, quimioceptores e proprioceptores, distribuídos em várias regiões de seu esqueleto.

Esses mesmos receptores ·sensoriais que captam as informações do meio e levam ao cérebro, permitindo que o inseto perceba as alterações do ambiente, podem fazer com que eles “sintam dor”. “Mas não é possível afirmar que essa dor seja igual à dos humanos, já que os homens têm consciência dela e os insetos não”, diz a entomóloga Francisca Carolina do Vai, do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo. “Os insetos possuem ainda mecanismos de bloqueio de dor diferentes e talvez mais eficientes que os humanos.

São esses mecanismos que permitem, por exemplo, que uma barata continue a andar mesmo depois de ter uma perna arrancada.” Mas ainda pouco se sabe sobre esse tipo de bloqueio.