GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Ovelha é fisionomista implacável

Entenda como as ovelhas distinguem as amigas das desconhecidas no rebanho

Não é só você que reconhece os seus amigos em uma multidão. As ovelhas também são capazes de gravar na memória a fisionomia das companheiras mais chegadas dentro do rebanho. Elas conseguem fazer a identificação mesmo quando vêem as caras familiares em uma fotografia.

Quem deu a demonstração foi o neurocientista Jon Peirce e sua equipe do Babraham Institute, em Cambridge, na Inglaterra. O pesquisador mostrou ainda que o reconhecimento, entre os peludos animais, também é feito pelo lado direito do cérebro, assim como acontece nos humanos.

“O mais divertido nessa pesquisa é que as ovelhas não parecem inteligentes”, confessou Peirce à SUPER. “Apesar disso, sua habilidade de se reconhecer por meio de fotografias é admirável.”

Familiaridade animal

Veja como as ovelhas distinguem as amigas das desconhecidas no rebanho.

 

Cada ovelha foi condicionada a observar fotografias ao entrar num corredor com a forma de um Y. Na bifurcação, a candidata via a imagem de duas outras ovelhas.

Uma delas era de um animal familiar; a outra, de uma estranha. As ovelhas testadas sempre avançavam para a face conhecida, mesmo quando só podiam ver olhos, focinho e boca de uma cabeça coberta por capuz.