Por que clonamos animais?

Por Cristiana Felippe
Atualizado em 31 out 2016, 18h45 - Publicado em 31 out 2005, 22h00

No princípio, o grande desafio era justamente produzir um clone – animal geneticamente idêntico a outro. Hoje, há quem crie clones para substituir bichinhos de estimação de madames. Mas, na maioria dos casos, o objetivo da clonagem é a pesquisa para fins que variam da melhoria das linhagens de gado ao desenvolvimento de medicamentos para doenças humanas. Aí entra em cena outra tecnologia: a transgenia. “Animais transgênicos são geneticamente modificados. Uma vaca, por exemplo, pode passar a produzir no leite um fator de coagulação que os hemofílicos precisam para não ter hemorragias”, diz José Antônio Visintin, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, da USP.

Ovelha

Onde: Escócia

Quando: 1996, 1997

Importância: Dolly foi o primeiro mamífero clonado. O núcleo de um óvulo de ovelha foi substituído pelo de uma célula mamária proveniente de um animal adulto. Mais tarde, a ciência criou Polly, que tinha genes humanos.

Cavalo

Onde: Itália

Quando: 2003

Importância: A clonagem de cavalos poderia perpetuar a linhagem de animais vencedores de competições que, para tornarem-se mais dóceis, tenham sido castrados. Prometea, a primeira égua clonada, nasceu depois de 328 tentativas fracassadas.

Quando: 1952

Importância: Foi o primeiro experimento bem-sucedido de clonagem com animais. Pesquisadores do Instituto Carnegie, de Washington, obtiveram 35 embriões de rãs e 27 girinos por substituição de núcleos celulares.

Veado-de-cauda-branca

Quando: 2003

Importância: A clonagem de animais selvagens pode ajudar a preservar espécies ameaçadas de extinção. Dewey, o primeiro clone veado do mundo nasceu a partir da manipulação das células de um cervo que já estava morto.

Gato

Quando: 2001

Importância: A Universidade A & M diz que a produção de clones iniciada com o gatinho Copycat tem por objetivo estudar a aids felina – em alguns aspectos semelhante à aids humana. Mas há a suspeita de que a razão seja repor bichinhos de estimação.

Cão

Onde: Coréia do Sul

Quando: 2005

Importância: Snuppy foi o primeiro cachorro clone do mundo – ele foi feito a partir da orelha de outro cão. O motivo, dizem os responsáveis pelo projeto, envolve estudos de doenças similares a males que afetam o homem.

Cabra

Onde: Canadá

Quando: 1999

Importância: Os cabritos trigêmeos Danny, Clint e Arnold tiveram genes de aranha – justamente aqueles responsáveis pela produção da teia – introduzidos em seus núcleos celulares. Espera-se um dia produzir-se um tecido semelhante à seda a partir do leite de cabra.

Bovinos

Onde: Brasil

Quando: Desde 2001

Importância: A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) criou Vitória, a primeira bezerra clonada brasileira. Hoje há vários animais vivos e bem. O objetivo é o melhoramento genético dos rebanhos.