Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Primeira chance real de vida alienígena a 20 anos-luz

O Gliese 581g é um planeta tão parecido com a Terra que os cientistas acreditam ter encontrado um lar para extraterrestres.

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2016, 18h51 - Publicado em 25 nov 2010, 22h00

Karin Hueck

Os astrônomos estão em polvorosa. Pela primeira vez, foi encontrado um planeta com todas as condições para abrigar vida extraterrestre. O Gliese 581g fica na constelação de Libra, a 20 anos-luz de nós, e é rochoso como a Terra. Assim como o nosso planeta, ele fica bem no meio da faixa ideal de distância de sua estrela para manter a temperatura em um nível suportável – nem muito longe nem muito perto. Os outros dois planetas com condições para vida encontrados até agora ou são quentes demais ou frios demais para a água, uma premissa universal para vida. “Esse é o primeiro exoplaneta com as condições certas para a água em estado líquido”, anunciou Steven Vogt, da Universidade da Califórnia, responsável pela descoberta. O tamanho do Gliese também é ideal – 3 ou 4 vezes maior que a Terra -, o que indica que ele tem gravidade suficiente para segurar uma atmosfera ao seu redor. Mas nem tudo são maravilhas. Nosso planeta-irmão não gira ao redor de si. Isso quer dizer que metade dele fica sempre exposto ao sol, enquanto a outra parte vive na escuridão. Ou seja, a vida só seria possível numa faixa entre esses dois lados, na qual a luz e a temperatura são moderadas. Ainda assim, havia tempos a comunidade astronômica não ficava tão empolgada com um pedaço de rocha no espaço. “A descoberta está me deixando arrepiado”, disse ao New York Times Caleb Scharf, diretor de astrobiologia da Universidade Columbia.

Primeira chance real de vida alienígena a 20 anos-luz