GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Solúvel em Água: Fórmula melhor de Vitamina A

Cientistas americanos criaram fórmulas de vitamina A solúveis em água. A diferença entre esta e a vitamina tradicional é permitir que seus excessos tóxicos sejam eliminados na urina.

A partir da sua combinação com derivados da glicose, fórmulas de vitamina A solúveis em água foram criadas por cientistas americanos. A grande vantagem sobre a vitamina tradicional é permitir que seus excessos tóxicos sejam eliminados na urina, em vez de se acumular na gordura. Pesquisas com ratos mostraram que, na modalidade hidrossolúvel, a vitamina causa os mesmos benefícios que na versão solúvel em gordura, como a substancia é encontrada na natureza.

Uma das novas fórmulas talvez substitua o acido retinóico – um derivado da vitamina A famoso por sua ação antiacne e rejuvenescedora, mas que não pode ser usado por gestantes. O bioquímico Bronislaw Polafiewicz, da Universidade de São Paulo, supõem que as novas preparações de vitamina A também ajam com maior rapidez, atravessando mais facilmente as barreiras celulares. “Até agora”, lembra o pesquisador, “as injeções têm de ser intramusculares, de forma que os músculos liberem a substancia aos poucos; já a vitamina A hidrossolúvel poderá ser injetada diretamente na corrente sanguínea”