Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90
Imagem Blog

Alexandre Versignassi

Por Alexandre Versignassi Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do diretor de redação da SUPER e autor do livro "Crash - Uma Breve História da Economia", finalista do Prêmio Jabuti.

Quando a matemática vira poesia

Conheça as reportagens da Super premiadas pelo IMPA, o Instituto de Matemática Pura e Aplicada.

Por Alexandre Versignassi Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
19 jan 2024, 12h09

Fiz minha primeira matéria para a Super há 22 anos. Era sobre matemática – tentava explicar ali a natureza das raízes quadradas, dos números irracionais, dos números imaginários… Na época, eu trabalhava em outra publicação da Abril. Mas sonhava em escrever para a Super.

Então decidi atirar primeiro e perguntar depois: escrevi a reportagem por conta própria, sem combinar com os editores da época, e mandei.

Mas deu em água. O pessoal recusou meu texto, com uma explicação gentil: o tema era abstrato demais. O mais provável é que não estivesse bom o bastante, claro. Mas tinha outro fato: naquele momento (2002), a revista estava mais focada em ciências sociais do que em exatas (que tinha sido seu forte nas décadas anteriores).

Mesmo assim, a tentativa me aproximou do pessoal da Super, e fui emplacando minhas primeiras reportagens aqui. Em 2006, virei um dos editores. Dez anos mais tarde, assumiria a chefia da redação. Com um objetivo central: fortalecer a pegada em ciências exatas (e biológicas).

Minha primeira contratação com essa meta em vista foi a do Bruno Vaiano, um cara apaixonado por tudo o que envolva complexidade. Ele começou como estagiário, em 2016, tornou-se um dos editores, e hoje é um dos melhores divulgadores de ciência do país.

Continua após a publicidade

Em dezembro do ano passado, Vaiano venceu pela segunda vez o Prêmio IMPA de Jornalismo, oferecido pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada. A conquista foi justamente na categoria Matemática, pela reportagem “O Primado dos Primos” (janeiro de 2023), sobre a natureza dos números divisíveis apenas por 1 e por eles mesmos.

Como diz Vaiano na matéria: “Eles são especiais porque formam os tijolos fundamentais da matemática – do mesmo jeito que os elementos da tabela periódica permitem montar todas as moléculas que os químicos estudam, os primos são a base para construir todos os outros números”.

Dali em diante ele explica os estudos de Euclides, a hipótese de Riemann e outros tópicos de alta densidade, sempre de forma leve, fluida.

Continua após a publicidade

A outra vitória de Vaiano no Prêmio do IMPA tinha rolado em 2020, com “A Matemática foi Descoberta ou Inventada?”. E em 2021, ele ficou com a prata por “As Várias Faces do Infinito”. Nesta edição, veja um pouco mais do estilo dele na reportagem sobre o naturalista francês Jean-Baptiste Lamarck.

Falando em láureas: em 2023, a Super venceu, pelo terceiro ano consecutivo, o Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar, na categoria Veículo Impresso Especializado. Quem oferece é o Hospital Albert Einstein e o portal Jornalistas&Cia.

Parabéns aqui à toda equipe da Super. Em especial, ao editor Bruno Garattoni, responsável pela maior parte das nossas reportagens sobre medicina – e pelo grosso das matérias de capa também, independentemente do tema. A desta edição, inclusive, é um belo exemplo de seu talento multidisciplinar.

Continua após a publicidade

No fim, acho que o aspirante a jornalista de ciência que eu era em 2002 teria inveja das realizações deste time da Super. Já este nem tão jovem diretor de redação de 2024 sente outra coisa, claro: um orgulho que tende ao infinito.

Boa leitura, e um ótimo ano.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.