Ah, o ser humano e sua mania de subestimar atitudes simples e fundamentais, tipo amarrar corretamente os cadarços dos tênis.
Na última terça-feira (25), um quadro do mestre italiano Paolo Porpora, avaliado em US$ 1,54 milhão, voltou a ser exibido em um museu de Taipei (Taiwan) após passar por uma cuidadosa restauração.
A obra do século 17 sofreu uma avaria daquelas quando um garoto de 12 anos visitava a exposição e tropeçou no próprio cadarço, apoiando-se na tela para não cair. Uma dica: não adianta se apoiar em telas. No caso abaixo, a tela ganhou um rombo e uma mancha de bebida.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=zz_7Q-yxLF4?feature=oembed&w=500&h=281%5D
De acordo com o organizador da exposição “Faces of Leonardo”, que conta com obras de arte pintadas ou influenciadas por Leonardo da Vinci – entre eles, “Flores”, a vítima do garoto-, o acidente rolou porque o estudante distraído estava prestando atenção na guia da excursão e não percebeu que tinha um tênis desamarrado.
A tela, agora, passa bem:
Por conta da trapalhada, o garoto não foi punido, mas acreditamos fortemente que ele vai passar a checar detalhes como cadarço antes de passear por aí.