No último mês, o vulcão Kilauea, no Havaí, entrou em erupção e fez com que milhares de havaianos tivessem de deixar suas casas. Como resultado do aumento da atividade vulcânica, rios de lava estão correndo pelo estado e deixando um rastro de destruição.
Em meio a esse cenário de desastre, o serviço geológico dos Estados Unidos (USGS, em inglês) fez uma pausa em suas constantes atualizações para responder à pergunta de um internauta, que questionou no Twitter se “é seguro assar marshmallows sobre a abertura do vulcão? Pressupondo que você tenha um galho longo o suficiente, lógico. Os marshmallows se tornariam venenosos?”.
O órgão respondeu dizendo que “nós teremos que dizer que não é (seguro). Por favor, não tente isso!”. Além do perigo implícito nessa tentativa ousada de assar um simples marshmallow, alertou o serviço geológico, o resultado provavelmente teria um gosto horrível, já que a abertura pode estar emitindo dióxido de enxofre e sulfeto de hidrogênio, que não possuem cheiros agradáveis. O ácido sulfúrico emitido pelo Kilauea também pode criar uma “reação bem espetacular”, disse o USGS.
Atualmente, o nível de alerta emitido pelo USGS é o mais alto possível, ou seja, há chances de uma “erupção perigosa ser iminente, estar acontecendo ou está sob suspeita de acontecer”. A agência também divulgou outro alerta vermelho, alertando aeronaves que uma quantidade significativa de cinzas vulcânicas pode estar no ar.
Com Time