Em dezembro de 2017, um grupo de trabalhadores de Bartonville, no Texas, EUA, saiu para arrumar alguns buracos pela cidade. Após um dia longo de trabalho e oito buracos preenchidos, eles decidiram saborear uma pizza. O resultado aparentemente comum escondia um detalhe. Sobre os buracos tampados estava o logo da pizzaria Domino’s.
A cidade de Bartonville faz parte de um projeto experimental, onde a rede firmou uma parceria com quatro municípios para consertar as vias. Segundo a Domino’s, a iniciativa, batizada de “Paving for Pizza” (pavimentando por pizza, em inglês), tem tudo a ver com a marca, já que buracos e ruas irregulares podem causar “danos irreversíveis a sua pizza”. Eles até colocaram uma câmera dentro de uma caixa térmica para provar como crateras conseguem danificar as redondas.
Além do impacto positivo nas cidades, a ação da Domino’s tem, logicamente, um motivo publicitário por trás. A campanha foi criada pela agência CP+B.
A conexão distante entre ruas e entregas de pizza, por exemplo, já foi suficiente para que a Domino’s pudesse espalhar sua mensagem sobre consciência social. Outro dado que dá respaldo a essa ação é o de que, segundo a National Transportation Research, órgão americano que analisa as condições de transporte no país, 37% das grandes vias dos Estados Unidos estão em um estado “pobre ou medíocre”. Dirigir por essas estradas custa aos motoristas americanos US$ 107 bilhões de dólares por ano, quase US$ 482 por motorista, sendo que a maioria desse dinheiro é usada para reparos.
De acordo com a franquia, o projeto de pavimentação pode se expandir e, caso alguém queira ter um buraco da sua vizinhança consertado, basta colocar o endereço em um site criado especialmente para a ação.
Com The Guardian