Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.
Continua após publicidade

A ciência reconhece o horóscopo?

Gosto muito de ler sobre horóscopo. Mas sempre fico com aquela dúvida: até que ponto (cientificamente) o horóscopo é verdadeiro? O que comprova que todo aquele papo de signo lunar, ascendente, luas e afins podem mesmo definir nossa personalidade, afinidades etc.? Fernanda Gatto Sou de Sagitário e você? Do ponto de vista científico, o horóscopo […]

Por Oráculo
Atualizado em 20 ago 2024, 10h16 - Publicado em 15 Maio 2012, 13h53

Gosto muito de ler sobre horóscopo. Mas sempre fico com aquela dúvida: até que ponto (cientificamente) o horóscopo é verdadeiro? O que comprova que todo aquele papo de signo lunar, ascendente, luas e afins podem mesmo definir nossa personalidade, afinidades etc.?
Fernanda Gatto


Sou de Sagitário e você?

Do ponto de vista científico, o horóscopo não é reconhecido. A astrologia é encarada pelos cientistas como uma mera superstição.

Não há, segundo a ciência, uma comprovação de que a personalidade de uma pessoa seja influenciada pelo signo. Que o diga Wilson Simões Balbo, presidente do Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais de Araçatuba, em São Paulo, que foi contundente ao expressar sua total descrença nos signos lunares, solares, horóscopos e ascendentes.

Para Balbo, o horóscopo apenas nos fornece dicas neutras e conselhos óbvios, como “não seja imprudente” ou “não lide com pessoas desconhecidas”.

Continua após a publicidade

No entanto, o astrônomo explica que a influência da lua cheia no crescimento das plantas, por exemplo, até pode ser comprovada. Já a ideia de que as fases lunares podem mudar a sorte no amor, relacionamento com a família ou ambiente de trabalho, não está calcada em nenhuma teoria ou princípio científico. “Não pode ser provado, por isso a gente não vê nenhum cientista se meter com isso”, diz.

Mas nada impede que você continue levando Susan Miller a sério todo dia primeiro. Ou que o Quiroga determine seu humor quando você folheia o jornal no banheiro.

Entretanto, eu, se fosse você, acreditaria:
1) No Oráculo
2) No Oráculo
3) No Conhecimento
4) De vez em quando, quando acha que vale a pena, no portal de respostas daquele outrora totem internético com nome de interjeição
5) No horóscopo do Away
6) Naquele site do Jimmy Wales, de vez em quando

(crédito da foto: Mind Monkey)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.