Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90
Imagem Blog

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.

A ciência reconhece o horóscopo?

Gosto muito de ler sobre horóscopo. Mas sempre fico com aquela dúvida: até que ponto (cientificamente) o horóscopo é verdadeiro? O que comprova que todo aquele papo de signo lunar, ascendente, luas e afins podem mesmo definir nossa personalidade, afinidades etc.? Fernanda Gatto Sou de Sagitário e você? Do ponto de vista científico, o horóscopo […]

Por Oráculo
Atualizado em 20 ago 2024, 10h16 - Publicado em 15 Maio 2012, 13h53

Gosto muito de ler sobre horóscopo. Mas sempre fico com aquela dúvida: até que ponto (cientificamente) o horóscopo é verdadeiro? O que comprova que todo aquele papo de signo lunar, ascendente, luas e afins podem mesmo definir nossa personalidade, afinidades etc.?
Fernanda Gatto


Sou de Sagitário e você?

Do ponto de vista científico, o horóscopo não é reconhecido. A astrologia é encarada pelos cientistas como uma mera superstição.

Não há, segundo a ciência, uma comprovação de que a personalidade de uma pessoa seja influenciada pelo signo. Que o diga Wilson Simões Balbo, presidente do Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais de Araçatuba, em São Paulo, que foi contundente ao expressar sua total descrença nos signos lunares, solares, horóscopos e ascendentes.

Para Balbo, o horóscopo apenas nos fornece dicas neutras e conselhos óbvios, como “não seja imprudente” ou “não lide com pessoas desconhecidas”.

Continua após a publicidade

No entanto, o astrônomo explica que a influência da lua cheia no crescimento das plantas, por exemplo, até pode ser comprovada. Já a ideia de que as fases lunares podem mudar a sorte no amor, relacionamento com a família ou ambiente de trabalho, não está calcada em nenhuma teoria ou princípio científico. “Não pode ser provado, por isso a gente não vê nenhum cientista se meter com isso”, diz.

Mas nada impede que você continue levando Susan Miller a sério todo dia primeiro. Ou que o Quiroga determine seu humor quando você folheia o jornal no banheiro.

Entretanto, eu, se fosse você, acreditaria:
1) No Oráculo
2) No Oráculo
3) No Conhecimento
4) De vez em quando, quando acha que vale a pena, no portal de respostas daquele outrora totem internético com nome de interjeição
5) No horóscopo do Away
6) Naquele site do Jimmy Wales, de vez em quando

(crédito da foto: Mind Monkey)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.