As mulheres preferem a água do chuveiro mais quente?
Não há estudos que abordem especificamente o banho – mas as preferências térmicas em várias situações podem, sim, variar conforme o sexo.
É uma hipótese plausível, mas não confirmada. Não há estudos específicos sobre a preferência na temperatura do chuveiro por sexo, mas é bem estabelecido na literatura científica que homens se sentem confortáveis em ambientes mais frios que as mulheres (mesmo que a temperatural basal padrão de ambos os sexos seja 37 °C).
Algumas razões são a taxa metabólica feminina, em médio menor, e o hormônio estrogênio, que engrossa ligeiramente o sangue e reduz o fluxo nos finos capilares sanguíneos sob a pele.
O ar-condicionado dos escritórios, mantido entre 20 °C e 23 °C, tem sua temperatura calculada até hoje com base em um método criado nos anos 1960 que considera homens de 70 kg e 40 anos. O calorzinho no local de trabalho deveria ser uns 3 °C mais alto para o conforto feminino. (Veja o artigo “Energy consumption in buildings and female thermal demand”, no Nature Climate Change).
É claro que essas são médias: com certeza existem mulheres que preferem banhos frios e homens que põem a chavinha na posição “escaldante”.
Pergunta de @ts_meirelles, via Instagram.
Chuva de meteoros Orionídeas será visível no Brasil a partir desta terça-feira (21); veja como observar
Vulcão tido como extinto há 700 mil anos dá sinais de atividade, alerta estudo
Adeus, Papanicolau: como funciona o novo teste de HPV no SUS
Como funcionam os neurônios artificiais equivalentes aos biológicos
Preso no carro em chamas: a pior morte da história da Fórmula 1