Por que, no esconde-esconde, as crianças sentem vontade de fazer xixi?
Fique tranquilo: você não era o único. Ficar escondido, esperando alguém chegar, de fato faz nossa bexiga entrar em agonia.
Crédito de um fenômeno conhecido como “resposta de luta ou fuga”. Trata-se de uma reação fisiológica a situações ameaçadoras, como um encontro entre presa e predador na mata fechada – que o esconde-esconde simula.
Nessa hora, as glândulas do sistema endócrino liberam adrenalina e cortisol, o hormônio do stress. Os batimentos cardíacos aumentam, as pupilas dilatam, os músculos se contraem e apertam a bexiga (fora a sensibilização generalizada do sistema nervoso, que amplifica sinais antes discretos, como uma vontade ligeira de fazer xixi).
Já se especulou que a eliminação de urina por uma presa ou predador seria uma maneira de liberar peso do corpo antes de correr, mas a verdade é que a diferença é negligível e não há evidências de que seria suficiente para fazer esse comportamento evoluir por seleção natural.
O mais provável, mesmo, é que o aperto na hora do “vamos ver” (que adultos também vivenciam quando estão ansiosos antes de uma apresentação, por exemplo) seja um efeito coletaral inocente da contração dos músculos e da excitação exacerbada do cérebro, da medula e da rede de nervos que se ramifica por nosso corpo.
Pergunta de @icafreitas, via Instagram
A química por trás do café mais caro do mundo, feito a partir de cocô de mamífero
Cientistas registram a ruptura de uma placa tectônica no Oceano Pacífico.
Cabelos grisalhos podem ser sinal de defesa natural contra o câncer de pele
O Universo como uma casca de laranja: uma proposta revolucionária para a “Teoria de Tudo”
Capotauro: objeto misterioso observado pelo James Webb pode ser galáxia mais antiga já encontrada







