Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.

Nos países em que as folhas caem no inverno, a falta de fotossíntese piora a qualidade do ar?

O problema mesmo é outro.

Por Bruno Carbinatto
6 jul 2025, 19h00

Sim, mas só um pouquinho.

Quando as chamadas árvores decíduas perdem folhas, a fotossíntese diminui drasticamente (mas não cessa completamente, porque há plantas adaptadas que fazem o processo em outras partes, como nos caules, aproveitando o pouco sol da estação). Como a fotossíntese capturam carbono do ar e libera oxigênio, os níveis de CO2 nestas regiões de fato aumentam (os níveis de oxigênio não caem significamente, por sua vez, porque temos muito dele: quase 20% da atmosfera é formada por ele, e temos cinco trilhões de ar no mundo).

Mas esse é um fenômeno natural e que tem um impacto bem limitado na qualidade do ar. O problema nesta história somos nós mesmos: com a queima de combustíveis fósseis (que costuma aumentar no inverno nos países frios por causa dos aquecedores domésticos), liberamos muito mais CO2 e outros gases tóxicos do que existiria normalmente. 

Dito isso, de fato a qualidade do ar é pior nos países frios durante o inverno por causa do fenômeno da inversão térmica. Em condições normais, o ar é mais quente próximo a superfície, e vai ficando mais frio (e mais denso) quanto maior a altitude. Mas, no inverno, o ar “de baixo” pode esfriar rapidamente e ficar preso sob camadas mais quentes e menos densas acima. Essa anomalia (chama-se inversão porque é o contrário do que acontece normalmente) impede o ar de circular, e por isso concentra os poluentes na camada de ar que respiramos no dia a dia. Esse é o principal vilão da qualidade do ar no inverno, e não a falta de fotossíntese.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.