Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.
Continua após publicidade

O que significam os números e códigos escritos na claquete?

Algumas informações são óbvias, mas o objeto mais icônico do cinema também tem segredinhos no preenchimento.

Por Leo Caparroz
28 fev 2024, 21h39

A claquete é como um rótulo para cada trecho que foi filmado: ajuda os editores de vídeo a organizar os arquivos sem ter de assistir a todos eles – uma necessidade absoluta considerando os milhares de takes filmados ao longo da produção de um filme. No gráfico abaixo, entenda como ler (e preencher) uma claquete à la Hollywood:

1. Algumas claquetes têm faixas coloridas na parte de cima. Isso ajuda na hora da correção de cor e dos ajustes de branco: o editor sabe exatamente como a iluminação estava interferindo no azul, no verde ou no vermelho em um certo cenário.

2. Aqui você escreve em qual rolo de filme (ou nome de arquivo) está a gravação. Costuma-se designar uma letra para cada câmera, seguida por números de até três dígitos para os rolos ou arquivos. Ou seja, o primeiro rolo de filme usado pela primeira câmera será o A001.

3. Algumas informações fixas vão no canto inferior o esquerdo: o nome da produção, o nome do diretor e o nome do diretor de fotografia.

4. Alguns campos extras na parte inferior dão contexto à tomada: ela aconteceu de dia ou de noite? Foi feita dentro ou fora de um estúdio? Em que dia? Tem áudio ou não? No caso de cenas sem som, o assistente nem bate a claquete: só a segura aberta. O editor entende na hora.

5. Cada cena é reconhecida por um número (que indica sua posição no script do filme como um todo) e por uma letra (que diz qual é o plano, ou seja, a distância entre a câmera e a pessoa ou objeto que é o centro das atenções). Por exemplo: na cena 12, o primeiro plano é o “12”, o segundo, “12A”, o terceiro “12B” e assim por diante. Como as  letras I, S, O e Z se parecem com números, elas ficam de fora da ordem alfabética para evitar confusão.

6. durante a gravação, são feitas muitas tomadas de cada cena, em cada plano. O número da tomada é escrito aqui. O continuísta passa para o editor qual foi a favorita do diretor.

Infográfico explicando cada parte de uma claquete.
(Cristielle Luise/Fotos: Getty Images/Superinteressante)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.