Onde os ventos começam?
Onde exatamente começam e terminam os ventos? Luiz Fernando Batista Neves, Nova Iguaçu, RJ Luiz, apesar de sabermos onde ele faz a curva, infelizmente não existem posições geográficas definidas de onde os ventos começam e terminam. Quem pode ajudar a explicar é a meteorologista Olívia Nunes, da Somar Meteorologia, empresa especialista em previsão do tempo. […]
Onde exatamente começam e terminam os ventos?
Luiz Fernando Batista Neves, Nova Iguaçu, RJ
Luiz, apesar de sabermos onde ele faz a curva, infelizmente não existem posições geográficas definidas de onde os ventos começam e terminam. Quem pode ajudar a explicar é a meteorologista Olívia Nunes, da Somar Meteorologia, empresa especialista em previsão do tempo.
É impossível estabelecer um local de início e fim para os ventos porque a Terra, tal qual Bernard Gumble, está sempre girando. Como ela está em constante rotação e as condições de temperatura e pressão, que determinam o deslocamento de ar, estão sempre mudando, fica complicado determinar onde um vento começa e termina, como se ele fosse uma estrada, uma música ou um mandato político em São Paulo (bem, esse às vezes termina antes do fim).
A Olívia explica que a formação das massas de ar ocorre por causa de uma diferença de temperatura e pressão atmosférica entre duas áreas. Quando aumenta a pressão de uma determinada área (ou seja, as nuvens ficam mais pesadas e pressionam o ar para baixo), por exemplo, o ar contido nessa região é expulso para outra região onde a pressão é menor.
Ou seja, existe uma tendência constante de igualar essas duas condições climáticas, o que gera os deslocamentos de ar que conhecemos como: ventos. Porém, existem algumas áreas do globo, especialmente as próximas dos polos, onde a diferença de pressão e temperatura é maior, tornando os ventos mais fortes e recorrentes. Já a região da linha do Equador é conhecida pela calmaria.
Bem diferente de Nova Iguaçu. Lembra do tornado no verão passado? Aff.