Por que a meleca que sai do nariz é verde?
A cor é a prova de que seu sistema imunológico está funcionando a todo vapor. Entenda.
A cor verde da sua meleca é a prova de que seu sistema imunológico está funcionando a todo vapor. Ela indica a presença de uma enzima chamada mieloperoxidase – produzida pelos neutrófilos, células que atuam na defesa do nosso organismo. Essa enzima tem um pigmento esverdeado que dá cor ao muco. E é evidente que a produção aumenta quando há um invasor no seu sistema respiratório.
A mieloperoxidase é um intermediário numa cadeia de eventos. Ela é responsável por acelerar a reação química necessária para fabricar uma substância antimicrobiana chamada ácido hipocloroso. Sim, seus glóbulos brancos jogam ácido nas bactérias. Radical.
Em condições normais, a secreção permanece limpa e transparente, cumprindo um papel que geralmente passa despercebido: impedir que bactérias, vírus, poeira e sujeiras diversas entrem em você pelo nariz. É uma barreira física, claro (da perspectiva de uma bactéria ou vírus, uma melequinha é um oceano intransponível e grudento).
Além da cor, a quantidade de muco pode mudar, claro. Se há mais germes em campo, seu corpo produz a meleca em maior quantidade, para capturá-los e mandá-los embora.
Pergunta de Bruno Vaiano, de São Paulo (SP).
Fonte: Penn Medicine.
A tradição islandesa mais aguardada do ano: atirar passarinhos do penhasco
Quanto Mariah Carey ganha por ano com “All I Want For Christmas Is You?”
Análise de DNA revela o caso mais antigo de incesto já conhecido entre pai e filha, há 3.700 anos
12 truques para driblar o calor (sem ar condicionado)
DNA de baleias-jubarte ainda carrega marcas da caça predatória do século 20







