Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Imagem Blog

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.
Continua após publicidade

Por que gelo queima?

Expor a pele a baixas temperaturas também danifica as células – e pode causar uma dor similar à de uma queimadura convencional. Entenda.

Por Rafael Battaglia
Atualizado em 30 set 2024, 14h01 - Publicado em 30 set 2024, 14h00

Quando você derrama café no colo ou pega uma assadeira sem luvas, as terminações nervosas da sua pele avisam o sistema nervoso central que algo está errado. O cérebro, então, interpreta esses sinais como dor e o corpo se prepara para tentar resolver o problema. 

É quando rola a inflamação: os vasos sanguíneos na área afetada se dilatam para que uma avalanche de células imunológicas cheguem até lá. A pele, por causa disso, fica mais vermelha e inchada.

A resposta do corpo, claro, vai depender da gravidade da queimadura. As de primeiro grau causam vermelhidão na epiderme, a camada mais superficial da pele (e deixam quem esquece de passar protetor solar igualzinho a um camarão). Já as de segundo grau, mais profundas, formam bolhas (um curativo natural cheio de fluidos que ajudam na recuperação e que não devem ser estouradas). As de terceiro grau, por sua vez, destroem os tecidos da pele e podem ser indolores, já que comprometem também os receptores nervosos.

Certo, mas e as queimaduras com gelo?

Continua após a publicidade

Até 75% das células da pele são pura água. Em contato prolongado com o gelo, ela congela e se expande. Os cristais de gelo perfuram estruturas internas (as organelas) e também a membrana das células, causando dor e um princípio de inflamação.

Mas, ao contrário do que ocorre em uma queimadura convencional, em que os vasos sanguíneos se dilatam, as baixas temperaturas os contraem. Com o caminho mais estreito, as células de defesa não conseguem chegar ao local com tanta facilidade e a resposta do corpo se torna ineficiente. Além disso, com menos sangue chegando, o tecido pode morrer por falta de oxigênio.

Continua após a publicidade

Outras consequências da queimadura por gelo incluem perda de sensibilidade e a formação de bolhas (lembre-se: não as estoure). A primeira ação de tratamento é esquentar a região afetada aos poucos, com água morna, até que a temperatura do corpo volte ao normal.

“Oráculo, mas se o gelo causa tudo isso, por que recomendam compressas geladas para aliviar lesões?” Pois veja só: os protocolos mais recentes da fisioterapia desaconselham essa prática, justamente porque isso pode retardar a recuperação natural do corpo que ocorre durante a inflamação. Saiba mais sobre isso neste artigo.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.