Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.
Continua após publicidade

Por que não fabricam pneus maciços, que não furam?

Por que a única vantagem é não furar, mesmo: o ar no pneu atenua a trepidação da rua e permite que o carro se adapte a diferentes cargas e terrenos.

Por Bela Lobato
Atualizado em 10 out 2024, 12h06 - Publicado em 7 out 2024, 10h00

Embora os veículos que andam nas ruas usem pneus pneumáticos, preenchidos com ar, existem sim pneus maciços, voltados a outras aplicações. Cada um tem usos, vantagens e desvantagens específicas.

Em geral, usamos os pneus com câmaras de ar em veículos do cotidiano porque eles funcionam como uma mola e dão uma ajudinha para suspensão. Sem esses travesseiros infláveis nas rodas, os carros, ônibus e afins sofreriam uma trepidação desconfortável, capaz até de danificar componentes mais frágeis. 

Na prática, o ar no pneu é como o ar em um pacote de salgadinho: pode até parecer inútil, mas é o que absorve o impacto para proteger o conteúdo (você em um carro, ou as batatinhas no pacote). Pneus maleáveis se retorcem para aguentar curvas fechadas, velocidades altas, porta-malas lotados e estradas esburacadas. 

Aliás, foi exatamente por isso que o pneu pneumático foi inventado. Em 1887, o veterinário escocês John Boyd Dunlop, observando seu filho brincar em um triciclo, percebeu que as rodas duras causavam muito desconforto à criança.

Dunlop resolveu o problema com uma gambiarra: pôs um tubo inflado com ar em torno das rodas. Mais tarde, com o sucesso de seus pneus em bicicletas, patenteou a criação e mudou a história dos transportes.

Continua após a publicidade

Os pneus preenchidos com ar exigem menos matéria-prima, e por isso são mais baratos. Também são mais leves, o que contribui para o controle do consumo de combustíveis e a emissão de poluentes.

Os pneus maciços são utilizados principalmente em contextos industriais, como em empilhadeiras, que circulam a baixas velocidades e em solos lisos. Como não há tanta variação nas condições de uso, a vantagem do pneu maciço nesses casos é aguentar mais peso e exigir menos manutenção já que ele não fura e não precisa ser calibrado.

Algumas cadeiras de rodas utilizam pneus maciços também, justamente porque eles não furam. Além de serem menos confortáveis e aderirem menos ao solo, existe ainda mais uma desvantagem: quando estragam, os pneus maciços precisam ser trocados com a roda e tudo.

Continua após a publicidade

“Você não troca só o pneu, porque ele é construído sobre a roda. Não é uma peça separada que você monta na roda, como o pneumático”, explica Alex Campos de Melo Rodrigues, gerente de processos da Dunlop Pneus.

Fonte: Alex Campos de Melo Rodrigues, gerente de processos da Dunlop Pneus.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.