Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês
Oráculo Por aquele cara de Delfos Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.

Se a maioria dos trevos tem 3 folhas, qual a probabilidade de nascer um trevo de 4 folhas?

Os cientistas que chegaram a uma resposta analisaram mais de 5 milhões de trevos. Confira o resultado.

Por Leo Caparroz 14 jul 2022, 21h41

A probabilidade mais difundida é a de que, a cada 10 mil trevos, um teria quatro folhas. Mas a resposta é mais complicada do que parece. Uma análise de 2017 contou 5,7 milhões de trevos em seis países e sugere um novo número: a cada 5.076 trevos normais, um teria a quarta folha. É uma chance equivalente a fazer a quina da Mega Sena com uma aposta de dez números.

A mutação do quarto folíolo é genética, claro, mas o ambiente também tem dedo nisso. Apesar de muitos trevos nascerem com os genes para a quarta folha, eles só se expressam se condições do meio, como temperatura e luminosidade, não estiverem a favor. A exata interação entre esses fatores ainda intriga os cientistas e mantém o trevo de quatro folhas como um achado reservado aos sortudos.

Pergunta de joao_hen_, via Instagram