Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.
Continua após publicidade

Qual é o elemento que compõe um buraco negro?

Majoritariamente hidrogênio e hélio. Mas a verdade é que tanto faz: o que interessa, em um buraco negro, não é a composição química.

Por Bruno Vaiano Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
4 jul 2024, 10h00

Qualquer um. O que torna esses astros especiais não é sua composição química, e sim o que acontece com o material que entra.

Via de regra, o primeiro ingrediente de um buraco negro é uma estrela de grande massa, dezenas de vezes maior que o nosso Sol. Ao final de sua “vida”, essas estrelas entram em colapso sob ação de sua própria gravidade e todo seu material vai se compactando em um ponto minúsculo e infinitamente denso, a chamada singularidade.

Como as estrelas são feitas majoritariamente dos gases hidrogênio e hélio – os dois elementos mais leves e básicos da tabela periódica –, a singularidade também é.

Existe um tipo especial e mais raro de buraco negro, o supermassivo, que provavelmente se forma diretamente do colapso de uma nuvem gigantesca de hidrogênio, sem precisar passar antes pelo estágio de estrela.

Continua após a publicidade

Esses buracos, que têm milhões ou até bilhões de vezes a massa do Sol, são muito maiores que os buracos negros comuns, que nascem pesando mais ou menos o mesmo que uma estrela.

Eles funcionam como âncoras gravitacionais instaladas no centro de galáxias espirais como a Via Láctea e se formaram na infância do Universo, quando havia um bocado de hidrogênio livre para servir de matéria-prima.

A questão é que não sabemos o que acontece com esses átomos quando estão submetidos a esse aperto todo. É certo que a compactação faz com que eles deixem se ser algo reconhecível como átomos, mas as equações de Einstein e da mecânica quântica ainda não permitem dizer o que é essa maçaroca.

Tudo que o buraco negro incorporar (ou seja, “engolir”) depois se tornará parte da singularidade e passará pelas mesmas transformações que o hélio e o hidrogênio passam. Vale qualquer casinha da tabela, até o pesadíssimo oganesson, com seus estapafúrdios 118 prótons no núcleo.

Pergunta de Farofa Feliz, de Chapecó (SC), via e-mail.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.