Quanta massa um meteoro perde ao entrar na atmosfera terrestre?
A resposta depende de algumas variáveis: tamanho, composição química, velocidade e formato do meteorito
Não existe uma resposta certeira: o meteorito pode perder qualquer coisa entre 5% e 100% de sua massa – caso em que ele vira pó e não deixa nenhum resquício.
Uma variável importante é o tamanho: meteoritos pequenos perdem uma porcentagem maior que meteoritos grandes. Outra é a composição química, já que os rochosos, frágeis, se desfazem mais facilmente que os metálicos. Meteoritos mais rápidos perdem mais massa que os mais lentos – a velocidade pode variar entre 10 km/s e 70 km/s.
Meteoritos aerodinâmicos chegam à superfície mais inteiros que os de formatos antiquados. Mas lembre-se que, do ponto de vista aerodinâmico, um mesmo meteorito pode ser um Fórmula 1 numa extremidade e um treminhão de cana na outra. Pedregulhos têm formas aleatórias. Sendo assim, a orientação com que o meteorito se aproxima do planeta também é essencial. Não adianta ter uma extremidade pontiaguda e chegar com ela virada para trás.
Aqui também entra em jogo o ângulo de entrada na atmosfera: os ônibus espaciais da Nasa, por exemplo, calculavam o retorno à superfície de forma a sofrer o menor atrito possível. Mesmo assim, a fuselagem alcançava uma temperatura altíssima e exigia um isolamento térmico high tech. Com um meteorito, isso é impossível: ele pode ou não dar a sorte de entrar num ângulo bom.
Fonte: Maria Elizabeth Zucolotto, do setor de Meteorítica no Museu Nacional (UFRJ).
Pergunta de Bruno Vidal, Rio de Janeiro, RJ
O que é o “ló” do pão de ló?
Cem anos da Mecânica Quântica: uma história de ciência, inovação e geopolítica
O que é “rage bait”, eleita palavra do ano pela Oxford University Press
“Adolescência” pode ir até os 32 anos, indica estudo que descreve cinco fases do cérebro
Seu nome está no ranking? Saiba como explorar a nova plataforma Nomes do Brasil







