Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Tudo sobre Meteoro

A química e velocidade desses meteoros explicam a cor característica das aparições.
Não há uma lei que regule a posse de rochas espaciais. Saiba o que isso significa para a ciência brasileira.
A resposta depende de algumas variáveis: tamanho, composição química, velocidade e formato do meteorito
Do meteorito que virou uma estátua de Buda ao que foi confundido com minério, conheça os pedaços do céu que fizeram história na Terra
Um meteoro foi observado em cidades do Triângulo Mineiro no dia 14 de janeiro, mas nenhum fragmento foi encontrado até o momento. Entenda por que o Brasil precisa de uma lei para regulamentar o achado e a venda de meteoritos.

Como assistir à chuva de meteoros Perseidas, que atinge seu pico esta semana

Por Maria Clara Rossini Atualizado em 10 ago 2021, 15h22 - Publicado em 10 ago 2021, 15h21
Se você mora no Norte ou Nordeste do Brasil, está com sorte: a chuva será mais visível por lá. Mas os moradores de outras regiões também podem tentar na noite desta quarta-feira (11)

Missão da Nasa pode desencadear chuva de meteoros artificial em 2022

Por Carolina Fioratti Atualizado em 15 Maio 2020, 17h49 - Publicado em 15 Maio 2020, 17h15
A Dart, que decola em 2022, será arremessada contra um asteroide de propósito, para verificar se seríamos capazes de desviá-lo caso ele estivesse vindo em nossa direção. Os destroços dessa colisão podem se tornar estrelas cadentes inofensivas.
A pedrinha cósmica caiu em uma colina no Iraque. Dois homens foram atingidos, um ficou paraplégico e o outro morreu.
Saiba as datas e horários para observar o fenômeno, que já está acontecendo - e é uma boa pedida para quem está querendo sair da rotina na quarentena.
As moléculas de proteína são os tijolos que formam as coisas vivas. O que uma delas estaria fazendo no espaço?

Este objeto pode responder um mistério sobre a formação dos planetas

Por Bruno Carbinatto Atualizado em 14 fev 2020, 19h44 - Publicado em 14 fev 2020, 19h17
O Arrokoth é o objeto mais antigo e mais distante a ser estudado por humanos. E pode revelar segredos da formação do Sistema Solar.
O impacto exterminou 75% de todas as espécies da Terra. Mas, na cratera resultante, microrganismos encontraram um ambiente perfeito para se reproduzir.

Cientistas identificam cratera mais antiga da Terra

Por Guilherme Eler Atualizado em 22 jan 2020, 11h23 - Publicado em 22 jan 2020, 11h16
Meteoro que atingiu a Austrália há 2.2 bilhões de anos deixou uma marca de 70 quilômetros de tamanho.
Até agora, a única evidência de que o dito cujo de fato existe é, literalmente, de outro planeta – um meteorito que caiu na Austrália em 1951.

E se o asteroide que extinguiu os dinossauros caísse hoje?

Por Guilherme Eler Atualizado em 4 jul 2019, 17h15 - Publicado em 2 abr 2019, 16h49
A nuvem de poeira causaria dois anos de escuridão, espalhando caos e extinguindo as reservas de comida por todo planeta. Mas alguns milhares iriam se safar.
Entre os dias 11 e 13 de agosto será possível ver estrelas cadentes no céu. Saiba qual o melhor horário