Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Ganhe dinheiro com eletrônicos usados

Por Débora Spitzcovsky
Atualizado em 21 dez 2016, 10h30 - Publicado em 21 jul 2009, 16h26

MP3s, iPods, celulares e câmeras digitais… representantes clássicos da era consumista que vivemos! Praticamente todos têm, ou querem, um. Mas e depois que a “data de validade” desses eletrônicos passa? Ou quando surge uma tecnologia mais avançada e aposentamos nossos aparelhos antigos? O que fazer com eles?

Segundo estudos, na Inglaterra, só 11% dos celulares são reciclados, o que significa que, por ano, cerca de 20 milhões de aparelhos são jogados em aterros ou nos fundos das gavetas. Tudo isso em apenas um país. É muito lixo e, por isso, o Royal Mail – serviço postal nacional do Reino Unido – se uniu com algumas ONGs inglesas para fundar o movimento Simply Drop!

A ideia do programa é simples: você entra no site do projeto, cadastra seus eletrônicos usados e pede um “envelope verde”. Em alguns dias, você receberá o cartão na sua casa (que já vem com a postagem paga) para colocar o aparelho lá dentro e mandar de volta para o Simply Drop, rumo à reciclagem. Tem jeito mais simples dos ingleses serem ambientalmente corretos?

No site é possível acompanhar toda a rota do seu eletrônico, para saber se, de fato, ele está sendo reciclado. E não é só isso!  A melhor parte ficou para o final: se o aparelho estiver funcionando direito, o Simply Drop ainda paga por ele. É possível escolher se você fica com o dinheiro ou doa a quantia para a caridade. E aí, o que você faria?

Leia também:
Reciclagem de lixo eletrônico deixa a desejar
Lixo eletrônico: consumidores fazem toda diferença
Reciclagem de celulares

Foto: Marcelo Kura

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.