Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

10 curiosidades que você precisa saber sobre o sushi

Por Daniela Barbosa, de Exame.com
Atualizado em 10 out 2017, 18h22 - Publicado em 15 jun 2015, 18h47

Depois do churrasco, o sushi é o prato favorito para a maioria dos brasileiros, segundo uma pesquisa gastronômica realizada pelo Groupon. O prato típico da culinária japonesa, aliás, faz sucesso em outros países da América Latina, de acordo com o levantamento: na Argentina, no Chile e no México, o sushi também figura como segundo prato preferido. O estudo foi realizado com cerca de 5 mil pessoas.

1. O arroz nem sempre foi protagonista

Ultimate Asian Lunch Hosted By Nobu Matsuhisa & Hiroko Shimbo - Food Network South Beach Wine & Food Festival

O arroz e o peixe cru são dois dos principais ingredientes do sushi, mas nem sempre o arroz atuou como protagonista desse prato japonês. No século 8, o cereal era apenas utilizado para conservar por mais tempo o peixe, que depois de salgado recebia uma camada de arroz. Antes da preparação do peixe, no entanto, o arroz era descartado.

2. O salmão nem sempre foi popular

The Salmon starter at Collins House Rest

O peixe sempre fez parte da culinária japonesa, mas o salmão não. Somente na década de 1980 os japoneses começaram a preparar sushi e outros pratos com o salmão. O peixe foi apresentado ao país asiático pelos noruegueses.

3. O temaki também é sushi

15488515555_6e47d89296_o

Continua após a publicidade

As variedades de sushi são diversas. O temaki, por exemplo, é um sushi em forma de cone. O chirashi, arroz com peixe em cima servido em uma tigela, também é outra variante.

4. O sushi pode ser o precursor dos fast foods

GettyImages-473870090

Se você acha que fast food é sinônimo de hambúrguer, se engana. No Japão, no início de 1.800, o sushi se tornou uma espécie de fast food. Foi nesta época que centenas de restaurantes surgiram por lá com a ideia de oferecer comida rápida e produzida em grande escala. O sushi era marinado em molho de soja para garantir a preservação do peixe.

5. Usando as mãos

Yellowfin Tuna Sushi

Pode soar como falta de educação, mas todo sushi deve ser comido com os dedos. Somente o sashimi deve ser consumido com o auxilio dos hashis (os famosos pauzinhos). Outra observação curiosa na hora de comer um sushi é que ele deve ser consumido em uma única mordida.

Continua após a publicidade

6. O ponto do arroz

Ultimate Asian Lunch Hosted By Nobu Matsuhisa & Hiroko Shimbo - Food Network South Beach Wine & Food Festival

O arroz usado na preparação do sushi precisa ser temperado com um vinagre especial.  Segundo especialistas, o ponto certo do arroz é pegajoso mesmo e não pode desmoronar quando você leva à boca.

7. Adaptações

Master Sushi Rolling Class With Morimoto - Food Network New York City Wine & Food Festival Presented By FOOD & WINE

Aquele sushi feito com arroz na parte externa e alga na parte interna não é o verdadeiro sushi japonês. A versão surgiu nos Estados Unidos, por isso o nome California Roll.

8. Abacate no lugar do atum

O California Roll foi o primeiro sushi inventado nos Estados Unidos. Outra adaptação feita no prato pelos americanos foi a substituição do atum pelo abacate. Reza a lenda que a fruta tem uma textura parecida com a do atum, mas o gosto é bem diferente.

Continua após a publicidade

9. Vinagre e sal para disfarçar o cheiro

Todo peixe usado usado para fazer sushi precisa ser tratado com sal e vinagre. Além de amenizar o cheiro forte que o peixe cru tem, os ingredientes servem para ajustar a coloração e a umidade do peixe.

10. Peixe congelado

South Korean Anglers Compete In The Ice Festival's Mountain Trout Competition

Não é regra, mas alguns países exigem que os peixes usados na preparação sejam congelados antes. O congelamento não altera o sabor, mas pode ajudar no combate de parasitas que se instalam no peixe.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Exame.com

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.