12 temperos que fazem bem para a saúde
Por Raquel Sodré
Consumir sal demais – todo mundo sabe – pode causar aumento da pressão arterial. A hipertensão, segundo dados do Ministério da Saúde, é a responsável por 50% dos infartos, 80% dos AVCs (Acidentes Vasculares Cerebrais) e 25% dos casos de insuficiência renal. E não precisa ser velho para sentir os efeitos do excesso de sódio no organismo: uma pesquisa da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, apontou que uma em cada cinco pessoas dos 24 aos 32 anos são hipertensas por lá. No Brasil, ainda não há dados oficiais da hipertensão em jovens, mas os médicos relatam que os casos têm sido cada vez mais frequentes.
Uma forma fácil de prevenir a doença é, claro, cortar a quantidade de sal na comida. Mas você não precisa comer aqueles pratos sem graça por causa disso. Abaixo, sugerimos 12 temperos que, além de dar sabor aos pratos e ajudar você a precisar de menos sal, ainda trazem outros benefícios à saúde.
1. Alho
Sabe aquele cheiro de alho que impregna nas mãos, na boca, na vida? Pois é exatamente nele que estão as principais características desse tempero. O odor do alho é formado por compostos que contêm enxofre, e ele é bom para o tratamento de resfriados, infecções pulmonares e digestivas.
2. Alecrim
A planta possui um óleo volátil – a rosemaricina – que melhora a circulação, estimula a digestão e possui um leve efeito diurético.
3. Canela
É um alimento termogênico. Assim, aumenta o metabolismo e auxilia na perda de peso. Além disso, ela é usada para tratar náusea, vômito e problemas digestivos. Já o óleo de canela contém eugenol, substância que tem uma leve ação sedativa e ajuda a relaxar a musculatura.
4. Cominho
Cientistas de Israel identificaram no cominho uma substância que pode ajudar a prevenir o câncer. Cominho também é rico em cálcio e vitaminas B1 e B2 – por isso, é bom para o fígado.
5. Cebolinha
Aquelas folhinhas em formato de tubo contém propriedades bactericidas, ajudam a controlar a pressão arterial e contêm as vitaminas A e C.
6. Coentro
Muito usado para temperar peixes, o coentro contém os flavonoides (antioxidantes) linalol, pineno e terpino, que auxiliam na digestão e têm propriedades bactericidas e fungicidas. A semente do coentro é rica nas vitaminas C, vitaminas do complexo B e cálcio.
7. Louro
Aquela folhinha que você coloca para temperar o feijão estimula os sucos digestivos. O louro contém fitonutrientes, que previnem dores de cabeça.
8. Manjericão
Quem diria que aquele verdinho em cima da pizza margherita teria tantas propriedades! O manjericão é antioxidante, ajuda na digestão, alivia cólicas (alô, TPM!) e diminui a formação de gases. E ainda ajuda nas dores musculares, pois é rico em eugenol.
9. Noz-moscada
A erva, de cheiro e sabor bem fortes, é rica em miristicina e, por isso, é usada nos remédios para náusea, má digestão e cólica.
10. Orégano
Outro indefectível ingrediente das pizzas, o orégano também é antioxidante, contém muito cálcio e um óleo essencial com propriedades fungicidas. As folhinhas estimulam o sistema imunológico, melhoram a digestão e o trato respiratório.
11. Pimenta
As pimentas, abundantes no Brasil, têm capsaicina. A substância é usada no tratamento de diversos tipos de dores (lembrou da sua avó dizendo que “tudo que arde, cura”?). Estudos apontam que a capsaicina também libera endrominas no cérebro. Além disso, as pimentas são potentes vasodilatadores e descongestionantes, e são ricas em vitaminas A e C.
12. Tomilho
Bom para comer com carnes, o tomilho é digestivo. Como o alecrim, contém óleos voláteis que fortalecem o sistema imunológico e tem ação bactericida, fungicida e antiviral.
Fonte: Nutrição em Pauta
Imagens: Thinkstock/Wikimedia Commons/Getty Images