Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Turma do Fundão

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Grupo de leitores-colaboradores da ME que ajuda a revista sugerindo pautas e alimentando este blog cultural
Continua após publicidade

13 filmes brilhantes sobre pintores famosos

Por turma-do-fundao
Atualizado em 4 jul 2018, 20h35 - Publicado em 29 mar 2016, 18h56

POR LETÍCIA HELENA, da TURMA DO FUNDÃO

1) Rembrandt (1936)

filmespintores_rembrandt

NOTA NO IMDB: 7,2

Esse filme dirigido por Alexander Korda, mesmo diretor de Os Amores de Henrique XVIII, retrata a vida de Rembrandt Van Rijn em sua casa em Amsterdã por volta de 1642. Suas pinturas alegóricas foram tomadas por um tom sombrio e escuro logo após a morte de sua companheira e musa. Destaca-se a atuação de Charles Laughton como Rembrandt e a fluência de diálogos reflexivos durante o filme.

2) Sede de Viver (1956)

filmespintores_vangogh

Continua após a publicidade

NOTA NO IMDB: 7,4

O filme é dirigido por Vincent Minelli e George Cukor e baseado no romance Lust for Life de Irving Stone. O longa começa contando a história do famoso pintor holandês Vincent Van Gogh a partir de seu primeiro contato com o clérigo. Quando jovem, o artista acaba se apaixonando por uma prostituta e sofrendo uma grande desilusão amorosa, o que o deixa profundamente magoado. Théo, seu irmão, acaba levando Vincent para trabalhar como vendedor de arte na França.

Porém Vincent faz alguns amigos em Paris, também pintores, e acaba conhecendo Gauguin, que se tornaria seu grande amigo no futuro. Influenciado por Gauguin, Vincent retorna com ele para os campos onde uma vez Van Gogh pintara. Quando começam a morar juntos, a precariedade do local e a sanidade mental de Vincent começam a afetar seu relacionamento.

O filme é forte e revelador, contando de maneira belíssima a história conturbada dessa mente brilhante. O filme recebeu o Oscar de melhor ator coadjuvante para Anthony Quinn, além de ser indicado à estatueta de melhor ator, melhor direção e melhor roteiro adaptado. Ganhou também o Globo de Ouro de melhor ator dramático para Kirk Douglas.

3) Agonia e Êxtase (1965)

Continua após a publicidade

filmespintores_agoniaextase

NOTA NO IMDB: 7,2

Dirigido por Carol Reed, esse filme (também baseado no livro de Irving Stone) retrata a vida do autor e escultor renascentista Michelangelo enquanto pintava a Capela Sistina entre 1508 e 1512. O pintor foi encarregado pelo Papa Julio II de retratar os nove episódios do Gênese. Esse foi um dos seus trabalhos mais longos e que, anos mais tarde, o levariam à morte, pelo contato com tintas tóxicas. Com uma fotografia impecável, trilha sonora adequada e atuações imperdíveis, esse filme mostra, também, a influência da igreja em sua obra, além de ser um clássico atemporal.

4) Andrei Rublev (1966)

filmespintores_andreirublov

Continua após a publicidade

NOTA NO IMDB: 8,4

O filme conta a história de um dos maiores pintores sacros da Rússia, Andrei Rublev. Na época, o país passava por grande instabilidade econômica, o povo sofria injustiças e passava fome. Nesse cenário, acompanhamos um pouco da vida de Rublev, que, ao sair do mosteiro onde vivia, se deparou com o “mundo real”, algo totalmente diferente da realidade dentro de sua religião.

Ao fazer uma crítica forte à opressão de pensamentos, o longa retrata também a eterna batalha do pintor ao ficar em um abismo entre a fé e a dúvida. Foi dirigido por Andrei Tarkovsky, que conseguiu demonstrar, de forma intimista, a instabilidade da fé e como ela perde a beleza por meio do contato com a realidade do mundo.

5) Edvard Munch (1974)

filmespintores_edvardmunch

Continua após a publicidade

NOTA NO IMDB: 8,5

Esse filme dirigido por Peter Watkins foi primeiramente projetado como uma minissérie para TV, com três episódios. No entanto, uma versão para o cinema foi lançada e selecionada para o Festival de Cannes em 1976. Acompanha-se cerca de 30 anos da vida do pintor norueguês Edvard Munch, autor de quadros famosos como O Grito e A Menina Doente.

O enredo evidencia a alma de sua pintura de maneira reveladora e faz um percurso de sua juventude (repleta de desilusões amorosas, doenças e boemia) até a vida adulta. Watkins procurou gravar tomadas inquietantes, indo das pinceladas das pinturas expressionistas de Munch até o olhar selvagem e melancólico dos atores para a câmera. Como o próprio Ingmar Bergman uma vez disse sobre o longa: “Trabalho de um gênio”.

6) Caravaggio (1986)

filmespintores_caravaggio

Continua após a publicidade

NOTA NO IMDB: 6,7

Com direção primorosa de Derek Jarman, que procurou fazer um retrato pessoal sobre a vida do pintor renascentista Caravaggio, o filme é uma obra que homenageia esse ícone e sua rebeldia para com a realidade de sua época. É envolto de uma fotografia viva e sombria, com cenas recriando as obras praticamente como “pinturas vivas”. É também profundamente minimalista. Conta com diversos atores talentosos, tais como Nigel Terry, Sean Bean e Tilda Swinton.

7) Os Amores de Picasso (1996)

M8DSUPI EC004

NOTA NO IMDB: 6,3

O longa começa contando a história de Picasso, já com 60 anos, que conhece Françoise Gilot, de 23, uma mulher que sonha em ser pintora e o idolatra. Ela acaba tornando-se sua amante e, tempos depois, lhe dá dois filhos.

Esse filme dirigido por James Ivory conseguiu explorar a vida do pintor cubista de maneira incomum. Somos apresentados à vida dele pela visão de suas mulheres, o que o torna um mero personagem secundário. Conta com Anthony Hopkins em uma atuação belíssima como Picasso e Juliane Moore como Dora Maar.

8) Basquiat – Traços de uma Vida (1996)

filmespintores_basquiat

NOTA NO IMDB: 6,9

Em 1981, um artista de rua é descoberto por Andy Warhol e tem uma ascensão impressionante no mundo da arte. O longa, dirigido por Julian Schnabel, traz a história de Jean-Michel Basquiat, artista primeiramente conhecido pela arte no grafite e posteriormente como neo-expressionista.

Retratando o cenário artístico de Nova York de forma realista, com pesadas críticas ao preconceito racial e à opressão do grafite da época, traz um elenco que inclui David Bowie, Jeffrey Wright, Courtney Love e Gary Oldman.

9) Pollock (2000)

filmespintores_pollock

NOTA NO IMDB: 7

Retratando a vida de Jackson Pollock, um dos mais conhecidos pintores norte-americanos, o longa retrata desde sua ascensão no mundo da arte em Nova York até o reconhecimento de suas obras expressionistas abstratas, as quais ditaram o curso das artes plásticas modernas.

Ao longo da obra, vemos que os tormentos que atingiam o artista se intensificaram cada vez mais, o que o fez cair em uma espiral decadente que destruiu sua vida pessoal e sua carreira. Com uma fotografia detalhista e atuações marcantes, esse filme dirigido por Ed Harris é um relato biográfico digno de aplausos.

10) Frida (2002)

filmespintores_frida

NOTA NO IMDB: 7,4

A aclamada artista Frida Kahlo é, sem dúvidas, um dos principais nomes da história artística do México. Nesse filme de Julie Taymor, tem-se um retrato de sua vida no mais íntimo de seus aspectos. Ela teve um casamento aberto com Diego Rivera, que também se tornou seu companheiro no mundo artístico, e ainda um controverso caso com o político Leon Trotsky.

Com uma fotografia vibrante, temos a chance de conhecê-la em um mar de imperfeições que a leva a perfeição. Conta com atuações de Salma Hayek, Alfred Molina, Geoffrey Rush e Edward Norton e conquistou o Oscar de melhor trilha sonora original em 2003.

11) Moça Com Brinco de Pérola (2003)

filmespintores_mo%c3%a7abrinco

NOTA NO IMDB: 7

No século XVII, uma jovem holandesa chamada Griet passa por dificuldades financeiras e é obrigada a trabalhar na casa de Johannes Vermeer, um grande pintor da época. Este começa a dar mais atenção à jovem de 17 anos, que acaba tornando-se inspiração de seus quadros. Ela acaba virando a musa que dá origem ao seu mais famoso quadro, Girl with the pearl earring. O filme é dirigido por Peter Webber e o roteiro é uma adaptação de Olivia Hetreed do romance de mesmo nome de Tracy Chevalier, com elenco formado por Scarlett Johansson e Colin Firth.

12) Modigliani –A Paixão Pela Vida (2004)

filmespintores_modigliani

NOTA NO IMDB: 7,4

Amedeo Modiglini, artista italiano que revolucionou os parâmetros artísticos de sua época, foi inspirado pelo amor e consumido pela obsessão. Com suas obras retratando a Paris sempre charmosa e instigante, se apaixonou de forma intensa por Jeanne Hebutern, que viria a ser sua musa.

Este é um filme extremamente poético e contagiante sobre o romantismo da arte e a personalidade forte de Amedeo. O pintor era alcoólatra e dependente de drogas e é retratado num ambiente artístico decadente. O filme foi dirigido por Mick Davis e estrelado por Andy Garcia.

13) Sombras de Goya (2006)

filmespintores_sombrasdegoya

NOTA NO IMDB: 6,9

O longa, dirigido por Milõs Forman e estrelado por Natalie Portman, Javier Bardem e Stellan Skarsgård, retrata a vida do artista espanhol Francisco Goya. Em uma época de tensão com a iminente invasão da Espanha pelas tropas de Napoleão Bonaparte, o artista é reconhecido pela corte do Rei Carlos IV e se apaixona por Inés, a musa de seus quadros posteriores.

Goya se alimenta dos personagens e horrores da guerra, os fantasmas que testemunham a brutalidade dessa época conturbada, para realizar a pintura de seus mais famosos quadros.

  • Relacionadas
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.