Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90
Imagem Blog

Turma do Fundão

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Grupo de leitores-colaboradores da ME que ajuda a revista sugerindo pautas e alimentando este blog cultural

13 filmes brilhantes sobre pintores famosos

Por turma-do-fundao
Atualizado em 4 jul 2018, 20h35 - Publicado em 29 mar 2016, 18h56

POR LETÍCIA HELENA, da TURMA DO FUNDÃO

1) Rembrandt (1936)

filmespintores_rembrandt

NOTA NO IMDB: 7,2

Esse filme dirigido por Alexander Korda, mesmo diretor de Os Amores de Henrique XVIII, retrata a vida de Rembrandt Van Rijn em sua casa em Amsterdã por volta de 1642. Suas pinturas alegóricas foram tomadas por um tom sombrio e escuro logo após a morte de sua companheira e musa. Destaca-se a atuação de Charles Laughton como Rembrandt e a fluência de diálogos reflexivos durante o filme.

2) Sede de Viver (1956)

filmespintores_vangogh

Continua após a publicidade

NOTA NO IMDB: 7,4

O filme é dirigido por Vincent Minelli e George Cukor e baseado no romance Lust for Life de Irving Stone. O longa começa contando a história do famoso pintor holandês Vincent Van Gogh a partir de seu primeiro contato com o clérigo. Quando jovem, o artista acaba se apaixonando por uma prostituta e sofrendo uma grande desilusão amorosa, o que o deixa profundamente magoado. Théo, seu irmão, acaba levando Vincent para trabalhar como vendedor de arte na França.

Porém Vincent faz alguns amigos em Paris, também pintores, e acaba conhecendo Gauguin, que se tornaria seu grande amigo no futuro. Influenciado por Gauguin, Vincent retorna com ele para os campos onde uma vez Van Gogh pintara. Quando começam a morar juntos, a precariedade do local e a sanidade mental de Vincent começam a afetar seu relacionamento.

O filme é forte e revelador, contando de maneira belíssima a história conturbada dessa mente brilhante. O filme recebeu o Oscar de melhor ator coadjuvante para Anthony Quinn, além de ser indicado à estatueta de melhor ator, melhor direção e melhor roteiro adaptado. Ganhou também o Globo de Ouro de melhor ator dramático para Kirk Douglas.

3) Agonia e Êxtase (1965)

Continua após a publicidade

filmespintores_agoniaextase

NOTA NO IMDB: 7,2

Dirigido por Carol Reed, esse filme (também baseado no livro de Irving Stone) retrata a vida do autor e escultor renascentista Michelangelo enquanto pintava a Capela Sistina entre 1508 e 1512. O pintor foi encarregado pelo Papa Julio II de retratar os nove episódios do Gênese. Esse foi um dos seus trabalhos mais longos e que, anos mais tarde, o levariam à morte, pelo contato com tintas tóxicas. Com uma fotografia impecável, trilha sonora adequada e atuações imperdíveis, esse filme mostra, também, a influência da igreja em sua obra, além de ser um clássico atemporal.

4) Andrei Rublev (1966)

filmespintores_andreirublov

Continua após a publicidade

NOTA NO IMDB: 8,4

O filme conta a história de um dos maiores pintores sacros da Rússia, Andrei Rublev. Na época, o país passava por grande instabilidade econômica, o povo sofria injustiças e passava fome. Nesse cenário, acompanhamos um pouco da vida de Rublev, que, ao sair do mosteiro onde vivia, se deparou com o “mundo real”, algo totalmente diferente da realidade dentro de sua religião.

Ao fazer uma crítica forte à opressão de pensamentos, o longa retrata também a eterna batalha do pintor ao ficar em um abismo entre a fé e a dúvida. Foi dirigido por Andrei Tarkovsky, que conseguiu demonstrar, de forma intimista, a instabilidade da fé e como ela perde a beleza por meio do contato com a realidade do mundo.

5) Edvard Munch (1974)

filmespintores_edvardmunch

Continua após a publicidade

NOTA NO IMDB: 8,5

Esse filme dirigido por Peter Watkins foi primeiramente projetado como uma minissérie para TV, com três episódios. No entanto, uma versão para o cinema foi lançada e selecionada para o Festival de Cannes em 1976. Acompanha-se cerca de 30 anos da vida do pintor norueguês Edvard Munch, autor de quadros famosos como O Grito e A Menina Doente.

O enredo evidencia a alma de sua pintura de maneira reveladora e faz um percurso de sua juventude (repleta de desilusões amorosas, doenças e boemia) até a vida adulta. Watkins procurou gravar tomadas inquietantes, indo das pinceladas das pinturas expressionistas de Munch até o olhar selvagem e melancólico dos atores para a câmera. Como o próprio Ingmar Bergman uma vez disse sobre o longa: “Trabalho de um gênio”.

6) Caravaggio (1986)

filmespintores_caravaggio

Continua após a publicidade

NOTA NO IMDB: 6,7

Com direção primorosa de Derek Jarman, que procurou fazer um retrato pessoal sobre a vida do pintor renascentista Caravaggio, o filme é uma obra que homenageia esse ícone e sua rebeldia para com a realidade de sua época. É envolto de uma fotografia viva e sombria, com cenas recriando as obras praticamente como “pinturas vivas”. É também profundamente minimalista. Conta com diversos atores talentosos, tais como Nigel Terry, Sean Bean e Tilda Swinton.

7) Os Amores de Picasso (1996)

M8DSUPI EC004

NOTA NO IMDB: 6,3

O longa começa contando a história de Picasso, já com 60 anos, que conhece Françoise Gilot, de 23, uma mulher que sonha em ser pintora e o idolatra. Ela acaba tornando-se sua amante e, tempos depois, lhe dá dois filhos.

Esse filme dirigido por James Ivory conseguiu explorar a vida do pintor cubista de maneira incomum. Somos apresentados à vida dele pela visão de suas mulheres, o que o torna um mero personagem secundário. Conta com Anthony Hopkins em uma atuação belíssima como Picasso e Juliane Moore como Dora Maar.

8) Basquiat – Traços de uma Vida (1996)

filmespintores_basquiat

NOTA NO IMDB: 6,9

Em 1981, um artista de rua é descoberto por Andy Warhol e tem uma ascensão impressionante no mundo da arte. O longa, dirigido por Julian Schnabel, traz a história de Jean-Michel Basquiat, artista primeiramente conhecido pela arte no grafite e posteriormente como neo-expressionista.

Retratando o cenário artístico de Nova York de forma realista, com pesadas críticas ao preconceito racial e à opressão do grafite da época, traz um elenco que inclui David Bowie, Jeffrey Wright, Courtney Love e Gary Oldman.

9) Pollock (2000)

filmespintores_pollock

NOTA NO IMDB: 7

Retratando a vida de Jackson Pollock, um dos mais conhecidos pintores norte-americanos, o longa retrata desde sua ascensão no mundo da arte em Nova York até o reconhecimento de suas obras expressionistas abstratas, as quais ditaram o curso das artes plásticas modernas.

Ao longo da obra, vemos que os tormentos que atingiam o artista se intensificaram cada vez mais, o que o fez cair em uma espiral decadente que destruiu sua vida pessoal e sua carreira. Com uma fotografia detalhista e atuações marcantes, esse filme dirigido por Ed Harris é um relato biográfico digno de aplausos.

10) Frida (2002)

filmespintores_frida

NOTA NO IMDB: 7,4

A aclamada artista Frida Kahlo é, sem dúvidas, um dos principais nomes da história artística do México. Nesse filme de Julie Taymor, tem-se um retrato de sua vida no mais íntimo de seus aspectos. Ela teve um casamento aberto com Diego Rivera, que também se tornou seu companheiro no mundo artístico, e ainda um controverso caso com o político Leon Trotsky.

Com uma fotografia vibrante, temos a chance de conhecê-la em um mar de imperfeições que a leva a perfeição. Conta com atuações de Salma Hayek, Alfred Molina, Geoffrey Rush e Edward Norton e conquistou o Oscar de melhor trilha sonora original em 2003.

11) Moça Com Brinco de Pérola (2003)

filmespintores_mo%c3%a7abrinco

NOTA NO IMDB: 7

No século XVII, uma jovem holandesa chamada Griet passa por dificuldades financeiras e é obrigada a trabalhar na casa de Johannes Vermeer, um grande pintor da época. Este começa a dar mais atenção à jovem de 17 anos, que acaba tornando-se inspiração de seus quadros. Ela acaba virando a musa que dá origem ao seu mais famoso quadro, Girl with the pearl earring. O filme é dirigido por Peter Webber e o roteiro é uma adaptação de Olivia Hetreed do romance de mesmo nome de Tracy Chevalier, com elenco formado por Scarlett Johansson e Colin Firth.

12) Modigliani –A Paixão Pela Vida (2004)

filmespintores_modigliani

NOTA NO IMDB: 7,4

Amedeo Modiglini, artista italiano que revolucionou os parâmetros artísticos de sua época, foi inspirado pelo amor e consumido pela obsessão. Com suas obras retratando a Paris sempre charmosa e instigante, se apaixonou de forma intensa por Jeanne Hebutern, que viria a ser sua musa.

Este é um filme extremamente poético e contagiante sobre o romantismo da arte e a personalidade forte de Amedeo. O pintor era alcoólatra e dependente de drogas e é retratado num ambiente artístico decadente. O filme foi dirigido por Mick Davis e estrelado por Andy Garcia.

13) Sombras de Goya (2006)

filmespintores_sombrasdegoya

NOTA NO IMDB: 6,9

O longa, dirigido por Milõs Forman e estrelado por Natalie Portman, Javier Bardem e Stellan Skarsgård, retrata a vida do artista espanhol Francisco Goya. Em uma época de tensão com a iminente invasão da Espanha pelas tropas de Napoleão Bonaparte, o artista é reconhecido pela corte do Rei Carlos IV e se apaixona por Inés, a musa de seus quadros posteriores.

Goya se alimenta dos personagens e horrores da guerra, os fantasmas que testemunham a brutalidade dessa época conturbada, para realizar a pintura de seus mais famosos quadros.

  • Relacionadas
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.