Já me disseram que todo nerd apaixonado por literatura fantástica tem que ler, pelo menos uma vez na vida, As Crônicas de Gelo e Fogo, a série literária que inspirou o seriado Guerra dos Tronos. Pensando nisso, comprei a versão de colecionador da série literária (Ed. Leya, R$ 111,90), com os pockets dos cinco tomos já escritos por George R. R. Martin (considerado por muitos o Tolkien americano). Os livros vêm em uma linda caixa de luxo.
Em primeiro lugar, é preciso esclarecer: apesar do tamanho menor dos livros, esta edição traz a íntegra de todos eles, sem resumos. A diferença é que, na edição pocket, as dimensões são reduzidas, o que reflete diretamente no tamanho da letra e no espaçamento entre as linhas.
Já as espessuras dos livros são inversamente proporcionais ao número de páginas: o livro um (A Guerra dos Tronos), por exemplo, tem mais páginas que a edição original (1.066 contra 592), mas é mais fino. Isso se deve ao tipo de papel utilizado. Enquanto a edição original usa um papel mais espesso, a pocket usa um mais fino que, além de diminuir o tamanho do livro, faz com que ele fique mais leve que o original.
Os livros pocket seguem o mesmo padrão dos originais, com os mapas do Norte e do Sul de Westeros na primeira e na última página de cada livro. Cada obra leva na capa o brasão de uma das famílias da saga. No topo do box, pode-se encontrar o brasão de todas as famílias.
Se você ainda não tem nenhum dos títulos e quer comprar todos, recomendo o box! Os livros são menores, mais leves e mais bonitos que os originais. Além disso, outra coisa que faz valer a pena é o preço, pois cada livro sai por menos de R$ 23. Mas seja cuidadoso: como eu disse, as páginas são mais finas e, portanto, mais fáceis de amassar e rasgar.
O inverno está chegando: se tudo der errado, você pode fazer uma fogueira com os livros pra se aquecer