
Drogas são ilegais e trazem sérios problemas sociais e de saúde, como todos sabemos. Mas continuam sendo um assunto importante na cultura pop, servindo de combustível para diversas séries da atualidade. Selecionamos cinco shows em que o telespectador, além de ver, também passa a entender melhor o universo das drogas.
5) Nurse Jackie
Droga: Estimulantes e analgésicos
Duração: 46 episódios, 4 temporadas
Premiações: 6 vitórias e 40 indicações
Na pele de uma enfermeira dedicada e com intuito de fazer do hospital All Saints um ambiente qualificado para os pacientes, Jackie (Edie Falco) tem que lidar com toda pressão do trabalho e os problemas domésticos com o marido. A válvula de escape para o esgotamento mental é o uso de estimulantes e analgésicos.
A série deixa transparecer a facilidade de acesso às drogas para o profissional que trabalha em um hospital. E também mostra o teor viciante de medicamentos como Vicodin e Valium, tornando o indivíduo seu escravo. Tudo isso mostrando o cotidiano hospitalar, com colegas de trabalho cativantes e Jackie lutando contra seus vícios e mentiras.
4) The Wire
Droga: Cocaína, heroína e outras
Duração: 60 episódios e 5 temporadas
Premiações: 12 vitórias e 41 indicações
The Wire é uma série que se diferencia pelo fato de não possuir um protagonista. A cada temporada a série enfoca um determinado tema. O cenário é a cidade de Baltimore, onde se materializa um cotidiano grotesco. A hierarquia de policiais e traficantes de drogas é abordada e, consequentemente, a contaminação dos ideais políticos no sistema.
Uma série de tremenda qualidade, mas negligenciada pelas premiações e pelo público. Um de seus pontos fortes é o enfoque entre o conflito: policiais e traficantes. Ele retrata a inabilidade dos policiais, que muitas vezes estão mais preocupados com sua ascensão profissional, e a perspicácia dos traficantes, que criam esquemas inteligentes para lidar com os atritos. Dilui a visão utópica de que toda unidade policial tem recursos dignos de C.S.I., e mostra como a corrupção e as drogas estão aglutinadas em nosso sistema político.
3) Skins
Droga: Ecstasy, maconha e outras
Duração: 55 episódios e 6 temporadas
Premiações: 7 vitórias e 28 indicações
Em meio à restritiva sociedade britânica, um grupo de adolescentes da cidade de Bristol rompe a concha do politicamente correto. Amigos, eles se dividem em uma rotina de sexo, drogas e conflitos amorosos e familiares.
A quebra de valores sociais ocorre a todo o momento com o uso de maconha, cocaína e ecstasy. A série renova a geração de jovens a cada duas temporadas, abrindo a possibilidade de abordar vários temas, como: narcisismo, anorexia, homossexualidade, gravidez e o abuso de drogas. Assim, Skins se transforma em uma série versátil, com tramas juvenis intensificadas pelas drogas, o que acaba tornando a série bem madura.
2) Weeds
Droga: Maconha
Duração: 102 episódios e 8 temporadas
Premiações: 12 vitórias e 67 indicações
Extramamente controversa, mas ao mesmo tempo magnetizante. Essa é a picante Weeds, cujo enredo apresenta Nancy, uma viúva que deseja manter seu padrão de vida e, para isso, recorre a métodos poucos ortodoxos, como a venda de maconha.
A série te coloca por dentro de uma complexa teia que é o tráfico de maconha, incluindo o fornecimento, a distribuição e a venda. Uma das primazias de Weeds é a libertinagem ao abordar cada trama – as loucuras acabam virando a cereja do bolo. Garantia de boas risadas, momentos para descontrair e cenas para instigar e provocar cada telespectador.
1) Breaking Bad
Droga: Meta-anfetamina
Duração: 54 episódios e 5 temporadas
Premiações: 39 vitórias e 94 indicações
Walter White, um químico genial, se vê preso nas limitações de um professor do ensino médio, condenado a conviver com o desinteresse dos jovens estudantes. Tudo piora quando ele fica sabendo que tem câncer no pulmão. Ao ver que não tem mais nada a perder, Walter resolve tentar ganhar dinheiro de uma maneira um tanto quanto controversa: fabricando meta-anfetaminas para traficantes.
A série mostra que saber produzir uma droga de boa qualidade não é tudo. Na verdade, existem outros adventos como a distribuição, a venda, o território de outros traficantes, o cartel e o DEA (agencia que combate as drogas no EUA). É uma série aflitiva e tocante, que retrata com maestria os momentos de tensão da vida dupla de Walter, infiltrado em um jogo fatídico.
Já está nas bancas a nova edição especial da Mundo Estranho, com tudo sobre suas séries preferidas. Confira curiosidades de House, The Walking Dead, Dexter, Os Simpsons, The Big Bang Theory, Two And A Half Men, Supernatural, Friends e muitas outras. Não perca!