23 exercícios do CrossFit para decifrar a modalidade
Entender os principais movimentos, equipamentos e as séries feitas dentro de um box ajuda a conhecer melhor a prática
Se fossem outros tempos, bem que poderíamos estar descrevendo um treino de gladiadores. Mas estamos em 2018. E um box de CrossFit em horário de pico está bem longe de parecer um coliseu com arquibancada de pedra e chão de terra. O que estes valentes rapazes e estas corajosas mulheres estão fazendo (sobre um piso emborrachado, cercados de obstáculos modernos e ao som de música alta) tem mesmo raízes em esportes mais antigos: o levantamento de peso, a ginástica e o atletismo.
Mas ganham alguns toques de calistenia (exercícios com o peso do próprio corpo) e de atividades como remar, pedalar ou pular corda. Para completar a mistura, os diferenciais ficam por conta de cada espaço (leia-se: séries de movimentos exigentes, daquelas de tirar o fôlego). Não poderia ser diferente em uma prática que levanta a bandeira da melhora geral nas nossas capacidades físicas, com todo o corpo em movimento.
O caminho para alcançar essa meta ambiciosa passa por alguns dos exercícios a seguir – todos eles podem evoluir para níveis de execução mais elevados. Vistos de forma isolada, não há nenhuma novidade de fato. Mas, segundo defende-se no CrossFit, a melhor forma de cumprir essa jornada extenuante é apostar em um coquetel poderoso: combinações de exercícios, boa técnica, variações constantes e alta intensidade.
23 exercícios do CrossFit
1. Box Jump
2. Ring Dip
3. Ring Muscle-up
4. Wall ball
5. Medicine ball clean
6. Kettlebell swing
Agachamentos
7. Air squat
8. Back squat
9. Front squat
10. Overhead squat
11. Pistol
Levantamento de peso
12. Shoulder press
13. Deadlift
14. Sumo deadlift high pull
15. Thruster
Peso livre
16. Push up
17. Burpee
18. Walking lunges
19. Sit-up
Barra fixa
20. Strict pull up
21. Strict chest to bar pull up
22. Toes to bar
23. Bar muscle up