Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

8 hobbies que impulsionam a produtividade, segundo a ciência

Num mundo fixado em trabalho, investir em lazer e distração é essencial para levar uma vida saudável

Por Claudia Gasparini, de Exame.com Atualizado em 2 Maio 2017, 16h39 - Publicado em 19 out 2015, 16h00

Os hobbies oferecem muito mais do que prazer: alguns deles têm impacto direto sobre as suas funções cerebrais e podem ser um grande combustível para a produtividade.

Caminhar, jogar videogame e tocar um instrumento musical, por exemplo, são atividades que estimulam a criatividade, a memória e o pensamento estratégico.

A seguir, conheça 8 hobbies que podem ajudá-lo a se tornar um profissional melhor, de acordo com pesquisas científicas recentes.

1. Caminhar

Anime GIF - Find & Share on GIPHY

Além de fazer bem para a saúde, andar pode melhorar o seu humor e até tornar você mais criativo. Um experimento conduzido por pesquisadores da Stanford University revelou uma associação direta entre a atividade e a capacidade de ter ideias originais. Os participantes da experiência mostraram um aumento de 60% em sua criatividade enquanto caminhavam.

2. Tocar um instrumento musical

Music GIF - Find & Share on GIPHY

O filósofo Friedrich Nietzsche dizia que, sem música, a vida seria um erro. O benefício trazido pela arte é ainda maior se você é quem está tocando. Uma pesquisa publicada em 2012 no Journal of Neuroscience revelou que treinamento musical – sobretudo na juventude – ajuda a aumentar o corpo caloso do cérebro, isto é, a parte que liga os dois hemisférios. Essa “ajudinha” impulsiona a memória e a capacidade de resolver problemas.

3. Ler

Segundo pesquisadores da Universidade de Sussex, na Inglaterra, meia hora de leitura profunda causa reduz mais o estresse do que qualquer outra técnica tradicional de relaxamento. Outro estudo mostra que a leitura também melhora a capacidade de foco e a concentração, por simular uma espécie de transe parecido com o provocado pela hipnose.

4. Jogar videogame

Comedy Central GIF - Find & Share on GIPHY

Nerds e geeks podem comemorar: jogar certos tipos de videogames melhora o raciocínio estratégico. De acordo com cientistas ingleses, jogos de estratégia em tempo real aceleram a capacidade de raciocinar sob pressão e aprender com erros passados. Já games de ação podem aumentar a capacidade de tomar decisões rapidamente.

5. Jogar golfe

Golf GIF - Find & Share on GIPHY

Partidas de golfe podem durar horas. Além de ser um grande exercício de calma e paciência, a prática do esporte incrementa a capacidade de resiliência e o desempenho em atividades diversas, segundo pesquisadores da Princeton University.

6. Aprender uma nova língua

Homer Simpson GIF - Find & Share on GIPHY

Um estudo conduzido por pesquisadores da Northwestern University revelaram que pessoas bilíngues têm mais facilidade para resolver problemas do que aquelas que falam apenas um idioma. Além disso, cientistas suecos descobriram que a fluência numa segunda língua pode aumentar o córtex cerebral, que controla quase toda a capacidade mental de uma pessoa, da memória à capacidade de planejamento.

7. Fazer exercícios físicos regulares

Exercise GIF - Find & Share on GIPHY

Um estudo da Dartmouth University tornou evidente a contribuição dos exercícios físicos regulares para o desempenho do cérebro. Em cerca de 60% da população, esse tipo de atividade aumenta o nível de BDNF, uma proteína ligada à inteligência, à concentração e à capacidade de aprendizado.

8. Ouvir música

Music GIF - Find & Share on GIPHY

Não sabe tocar nenhum instrumento? Ainda assim é possível aproveitar as vantagens da música para o seu cérebro. De acordo com cientistas da University of Birmingham, no Reino Unido, escutar música impulsiona o rendimento em atividades diversas. Gostou da ideia? Então ouça nossa seleção de trilhas sonoras de filmes sci-fi clássicos.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Exame.com