GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

A Wikipédia é feita por milhões de usuários

Poderia ser, mas não é. Pouco mais de 100 mil colaboradores espalhados pelo mundo fazem a maior parte do trabalho

Texto Eduardo Szklarz

Bem que poderia ser assim, pois todo leitor é potencial colaborador da Wikipédia. Na enciclopédia virtual, qualquer um pode produzir e editar conteúdo. Na prática, porém, isso não acontece. A taxa de conversão de leitores em editores é extremamente baixa.

“Entre os 300 milhões de usuários mensais, cerca de 100 mil são editores com mais de 5 edições por mês. Isso representa menos de 0,05%”, diz Thomas Buckup, consultor de investimento social e um dos voluntários no Brasil da Wikimedia – a organização sem fins lucrativos que mantém a enciclopédia.

Conclusão: essa história de que a Wikipédia é construída por seus milhões e milhões de usuários não passa de mito. Na verdade, muitos fazem pouco e poucos fazem muito. Uma pesquisa da Harvard Business School mostra que, em maio de 2009, cerca de 90% das contribuições à versão em inglês foram feitas por apenas 10% dos colaboradores.

Esse padrão se repete nas 10 maiores versões da Wikipédia, como indica um estudo do pesquisador espanhol Felipe Ortega, da Universidade Rei Juan Carlos, de Madri. “Menos de 10% dos autores estão realizando mais de 90% do número total de edições.”

O “número total de edições” engloba tanto a criação de novos artigos como a colaboração em artigos já existentes. Isso inclui categorizações, correções e remoção de vandalismos. Embora todo mundo possa fazer essas tarefas de manutenção, elas demandam certa familiaridade com o programa Media-Wiki. É por isso que os usuários anônimos não costumam realizá-las – e que os mais experientes acabam acumulando a maior parte do trabalho.

“Como ocorre em outras comunidades colaborativas da internet, na Wikipédia identificamos um núcleo de editores muito ativos em cada versão”, diz Ortega. “Esse núcleo é formado por membros da comunidade altamente implicados no projeto e que fazem um número impressionante de contribuições, pelo menos durante alguns meses.” Esses recordistas dedicam de 2 a 3 horas diárias à enciclopédia, ao passo que os ocasionais podem editar uma hora por semana, mês ou ano. Não há regra.

Em agosto passado, a Wikimedia contabilizou cerca de 91 mil editores ativos (com mais de 5 edições mensais) e 12 mil muito ativos (mais de 100 edições por mês) no mundo todo. Desses, cerca de 4 mil colaboravam com a versão em inglês.

Na Wikipédia em português, o número de editores bastante ativos provavelmente é de algumas centenas, enquanto o número total pode chegar a dezenas de milhares. Mas esse universo é dispersivo e as estatísticas mudam com extrema velocidade. Até o fechamento desta edição, estavam registrados 6 342 usuários com pelo menos uma ação executada nos 30 dias anteriores.

A explicação para o número reduzido de colaboradores – se comparado ao total de usuários – parece estar no próprio público. A Wikimedia perguntou a milhares de leitores por que eles não contribuíam, e a maioria respondeu que não tem suficiente nível de informação. Muitos se disseram felizes só por ler as páginas eletrônicas. Outros alegaram ter pouco tempo, falta de familiaridade com as ferramentas e desconforto na hora de mexer em trabalho dos outros. Ou simplesmente medo de errar.

Como funciona a enciclopédia
Ela é feita coletivamente e pode ser usada por todos

CONSULTA
Todo mundo pode consultar gratuitamente os milhões de verbetes e artigos da Wikipédia.

CONSTRUÇÃO
Qualquer um pode editar páginas ou criar uma nova. São os editores.

REVISÃO
Depois de fazer alterações, os editores levam em média dois dias para ver se elas foram aceitas ou não pelos administradores.

ALTERAçÕES
A comunidade de administradores da Wikipédia decide se aceita as alterações feitas pelos editores ou se mantém o conteúdo como estava antes da edição.

CONDUTA
Existem normas de conduta que devem ser seguidas. Administradores e burocratas podem bloquear vândalos e proteger ou deletar páginas.

 

Quem é quem
Os wikipedistas se dividem em 5 categorias básicas

1. STEWARD
É o juiz da Wikipédia. Pode dar e retirar níveis de acesso aos usuários, sem precisar de votação. No caso de conflito entre burocratas e administradores, ele decide quem tem razão. Na Wikipédia em português (Brasil e Portugal), não há ninguém nessa função.

2. BUROCRATAS
Mega-administradores. Após votação dos editores, eles têm permissão para promover qualquer usuário registrado a administrador e qualquer administrador a burocrata. Na Wikipédia em português, eles são apenas 4.

3. ADMINISTRADORES
Espécie de supereditores, eleitos pela frequência ou pela qualidade de suas colaborações. Podem deletar e restaurar páginas, bloquear e desbloquear usuários, proteger e desproteger páginas. Na versão em português da Wikipédia, são 39.

4. EDITORES
São as as pessoas que modificam um conteúdo. Podem ser registrados (aqueles que se inscrevem para uma conta) ou anônimos (não fazem log in para editar). Algumas páginas só podem ser editadas por usuários registrados.

5. LEITORES
Todos os usuários que visitam as páginas da Wikipédia para consultar seus artigos e verbetes. Estima-se que o número de leitores da enciclopédia virtual varie entre 7 milhões e 8 milhões por dia em todo o mundo.