GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Ambiente iluminado impede sono profundo

É prejudicial para o organismo dormir com a luz acesa?

A luz atrapalha o sono profundo. Mesmo com o olho fechado, a luminosidade é capaz de atravessar a pálpebra, que é um tecido muito fino, e chegar até o sistema nervoso central. Quando o ambiente está escuro, a glândula pineal, que fica dentro do cérebro, produz uma substância chamada melatonina. Entre outras coisas, ela é responsável por induzir o organismo ao sono profundo.

Quando há muita luz, essa substância praticamente pára de ser secretada pela glândula. Por isso, o sono fica superficial e o dorminhoco acorda facilmente. O homem provavelmente desenvolveu essa adaptação quando ainda morava nas cavernas. À noite, no escuro, era o pior momento para sair e caçar porque a maioria dos animais podia ver muito melhor do que ele. Por isso, a melatonina passava a ser produzida e ele adormecia profundamente. A característica se manteve ao longo da evolução da espécie.

“Se a pessoa realmente tiver que dormir em um ambiente iluminado, como durante longas viagens de avião, uma boa alternativa é usar vendas ou máscaras que impeçam, ao menos parcialmente, a luminosidade de entrar pela pálpebra”, aconselha o neurologista Rubens Reimão, da Clínica Reimão de Distúrbios do Sono, em São Paulo.