GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Cabala

Rabi Shimon bar Yohai

NOME ORIGINAL_Zohar
EDIÇÃO EM INGLÊS_ The Zohar, Kabbalah Centre International; 2003

DO QUE TRATA

A Cabala não é propriamente um livro, mas se tornou conhecida mundo afora como uma obra escrita. É baseada nos ensinamentos do Zohar, uma interpretação do chamado primeiro manuscrito cabalístico, o milenar Livro da Formação. Consiste em interpretações esotéricas das Escrituras Hebraicas, nas quais cada letra, número e acento é tratado como um código secreto que contém algum significado profundo e oculto, colocado lá por Deus.

QUEM ESCREVEU

A autoria do Zohar é atribuída a Rabi Shimon bar Yohai, que teria vivido no século 2. O livro é uma interpretação de um manuscrito cuja autoria é atribuída a Abraão, o primeiro dos patriarcas bíblicos do povo hebreu. Por volta do ano 1290, um judeu espanhol chamado Moshe de Leon divulgou o que teria sido a descoberta do texto do Zohar e por isso se costuma considerar o século 13 como a dataem que a Cabala chegou a nós. Há quem atribua a autoria do livro ao próprio De Leon.

POR QUE MUDOU A HUMANIDADE

Por séculos, o conhecimento da Cabala foi passado oralmente apenas para os iniciados, sempre tratados como algo secreto. Sobreviveu ao tempo e, nas últimas décadas, seu conteúdo vem sendo divulgado e tem influenciado a vida de milhares de pessoas ao redor do mundo.