Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Conexões de Jesus a Madonna

Do Rei dos reis à Rainha do pop

Por Fabio Marton Atualizado em 13 fev 2017, 15h21 - Publicado em 15 abr 2011, 22h00

Jesus

Ele era judeu, mas acabou originando uma religião completamente diferente: ao contrário do judaísmo, que é a religião de um só povo, o cristianismo se pretende universal – seus fiéis são orientados a recrutar adeptos. Por isso, ele se espalhou pelo mundo. Até chegar à Arábia, onde caiu nos ouvidos de…

Maomé

Maomé reconhecia Jesus como messias, mas achava que os cristãos e judeus distorciam a palavra de Deus – que, no ano 610, o anjo Gabriel havia revelado diretamente a ele. Daí nasceu o Islamismo. Que além de uma religião, se tornaria também um império. E, em menos de 100 anos, chegaria à Europa, fundando…

Al-Andaluz

O Islã conquistou desde o norte da África até a atual Espanha – que, no ano 711, foi batizada de Al-Andaluz (Andaluzia). Ao contrário dos cristãos, os islâmicos eram tolerantes com os judeus. Por isso, muitos foram morar naquele território. Alguns séculos depois, pensadores judeus espanhóis desenvolveram a…

Cabala

É um conjunto de interpretações filosóficas, teológicas e místicas dos textos sagrados judaicos, criado por Salomão Ibn Gabirol (1021-1058). Não há um consenso sobre se a Cabala é uma interpretação válida do judaísmo. Mas ela atrai pessoas que normalmente não se converteriam a essa religião. Como…

Madonna

Em 1994, Madonna Louise Ciccone se converteu a uma versão sincretista e bicho-grilo da Cabala. Ela não é reconhecida como judia por abinos ortodoxos, que acham ruim ver a cantora associada à Cabala. Mas em 2008, Madonna (cujo nome significa Virgem Maria), finalmente encontrou Jesus: Jesus-Luz.

Continua após a publicidade
Publicidade