PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Consumidor satisfeito nem sempre é fiel

Se você é comerciante e vive paparicando seus clientes, na intenção de mantê-los satisfeitos, é bom pensar em outras estratégias

Por Arthur Albolea
Atualizado em 4 Maio 2017, 16h31 - Publicado em 6 abr 2012, 22h00

Números do comércio varejista demonstram que consumidor satisfeito nem sempre é fiel a uma marca ou a um estabelecimento comercial.

Segundo uma pesquisa encomendada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), 74% dos consumidores são infiéis aos pontos de venda. Para os analistas, isso é sinal dos tempos. Houve uma época em que os consumidores criavam laços emocionais com este ou aquele estabelecimento. Hoje, eles querem variar. E não só de endereço, mas também na forma de comprar. O comércio eletrônico foi decisivo nessa mudança de comportamento. Mas não é a única explicação. Também contribuem para esse fenômeno fatores como a oferta ilimitada de uma variedade de produtos – colocados à venda em todo lugar, da farmácia ao posto de combustível – e o aumento estratosférico da competitividade entre concorrentes.

Bom exemplo de como satisfação do cliente não é sinônimo de fidelidade são os shoppings centers. Em uma pesquisa feita pelo instituto Ipsos, eles apresentaram o mais baixo nível de fidelização entre 16 setores pesquisados – apesar do alto grau de satisfação manifestado pela maior parte de seus frequentadores.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.