Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Descoberta a relação molecular entre sono e humor

Você já pode usar a genética como desculpa para o seu mau humor matinal.

Por Camila Almeida Atualizado em 31 out 2016, 19h06 - Publicado em 25 fev 2016, 15h15

A gente não precisa de ciência para afirmar que uma noite mal dormida estraga nossos dias – e daqueles que têm o azar de estar à nossa volta. Porém, a relação molecular entre o sono e o humor ainda era um mistério.

Uma nova pesquisa descobriu uma série de raras mutações genéticas no gene que definitivamente conecta os dois. Pessoas que possuem transtornos de humor como depressão e mania, por exemplo, normalmente têm um problema de sono associado.

LEIA: Cérebro pode ser controlado durante o sono

O responsável seria o gene PERIOD3, que desemprenha, de acordo com as experiências, um papel fundamental na regulação do ciclo sono-vigília. Isso quer dizer que essas mutações influenciam diretamente o humor e sua relação com alterações no nosso relógio biológico, que é afetado pelo sono e por fatores como disponibilidade de luz e temperatura.

Para investigar como esse gene atua, a equipe analisou geneticamente uma família que sofria tanto de distúrbios do sono quanto do humor. E conseguiram verificar, nesses indivíduos, duas variantes raras do PERIOD3. Descobriram também que esse tipo de alteração aparece em apenas 1% da população.

Em seguida, os pesquisadores fizeram os testes com ratos, que tiveram sua genética modificada para possuir essas duas variantes do gene em questão. Os camundongos transgênicos também apresentaram sinais de depressão e dificuldades para dormir. “O papel de PER3 na regulação do humor nunca havia sido demonstrado antes”, afirmou a neurocientista Ying-Hui Fu, coordenadora do estudo na Universidade da Califórnia, em São Francisco.

Os pesquisadores acreditam que a descoberta dessas variações no gene podem ajudar pacientes a se adaptar melhor a mudanças sazonais e a regular melhor o relógio biológico. Dependendo de como os estudos evoluam, eventualmente, seria possível produzir remédios que atuem diretamente nesse gene, ajudando pacientes que sofrem de transtornos de humor e sono.