Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Este aqui é o livro “misterioso” que o Bolsonaro levou ao Jornal Nacional

Não, o livro não foi comprado pelo MEC. Sim, ele tem imagens um tanto explícitas. Conheça por si mesmo a história do livro mais falado do dia.

Por Ana Carolina Leonardi Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO , Bruno Vaiano Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 ago 2018, 21h41 - Publicado em 29 ago 2018, 14h22

Um livro infantil conseguiu ser mais polêmico do que os debates sobre segurança pública, emprego e até as menções a casamentos e divórcios numa entrevista a presidenciável. O candidato Jair Bolsonaro (PSL-RJ) foi ao Jornal Nacional, na última terça (28), munido desse misterioso título – que ele foi impedido de mostrar, por conta das regras internas do telejornal.

Trata-se de Aparelho Sexual e Cia., publicado pela Companhia das Letras. Vamos ver, então, o que seria tão pervertido e pornográfico ali.

Este aqui é o livro “misterioso” que o Bolsonaro levou ao Jornal Nacional

Essa imagem aqui saiu de um fórum de discussão, em francês, que também debate livros infantis sobre sexo. Sim, ela é “interativa”. A criação original do tão demonizado conteúdo infantil é francesa – escrita pela autora Hélène Bruller e o cartunista Zep. Bem ao estilo de cartunistas de jornal, o livro não é politicamente correto, nem foca nos aspectos biológicos da educação sexual. Na verdade, ele é cheio de fatos curiosos e perguntas sinceras que surgem quando o tema é sexo – de explicar qual foi o maior bebê que já nasceu a descrever o que é uma ejaculação. Mas também passa por momentos que deixariam alguns pais meio constrangidos (como explicar o que é o Kama Sutra).

Continua após a publicidade

E coroa tudo com um título bem mais simpático que o nosso: Le Guide du zizi sexuel – ou, simplesmente, o Guia Sexual do Pipi (ou Pingulin, vai saber como dizem na sua casa).

O personagem principal que guia o leitor ao longo da história é a criação mais famosa do artista Zep, um menininho chamado Titeuf (ou Tootuff, em inglês). O que você provavelmente não sabe é que o Titeuf é famoso no mundo francês, ganhou até desenho animado na TV para crianças. O que seria quase igual a ter um livro de educação sexual sincerão narrado para as crianças pelo Menino Maluquinho do Ziraldo.

Continua após a publicidade

Sabemos, porém, que você pode ter pulado tudo até aqui para ver mais imagens internas do livro. Então vamos a elas:

Prints do Livro Aparelho Sexual

Prints do Livro Aparelho Sexual
(Reprodução/YouTube)

Uma youtuber francesa (que está, ironicamente, de boina!) folheia o livro abaixo, caso você queria imagens a mais.

Prints do Livro Aparelho Sexual
(Amazon/Reprodução)

Falando sério

Tudo esclarecido quanto a origem do livro mais falado do dia, é preciso terminar falando sério – e desmentindo a informação de que a obra estaria sendo distribuída pelo governo escolas afora, ensinando sobre sexo de uma forma que talvez não agrade a alguns pais.

No vídeo original em que menciona o livro, Bolsonaro afirma que ele estaria sendo entregue nas escolas pelo Ministério da Educação. O MEC correu para desmentir a informação, lá em 2016, deixando claro que não tinha nada a ver com o livro.

Continua após a publicidade

Foi uma troca de alhos com bugalhos. Algumas bibliotecas receberam o livro, publicado em português pela Companhia das Letras, que foi comprado pelo Ministério da Cultura. É o caminho que boa parte dos livros, polêmicos ou não, percorre até chegar a uma biblioteca pública. Um caminho normal, e necessário – que nada tem a ver com escolher pelos pais como eles devem falar aos filhos sobre sexo.

Em caso de dúvida, porém, sobre como guiar essa conversa difícil… Você sempre pode recorrer a um livro.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.