Estes 2 truques fazem o vinho durar mais tempo depois de aberto
O sommelier Rodrigo Bertin ensina como fazer uma garrafa de vinho aberta durar até uma semana na geladeira
Duas medidas podem fazer com que uma garrafa de vinho aberta dure mais tempo na geladeira sem que a bebida perca sua qualidade. Um dos truques para aumentar sua vida útil, segundo o sommelier Rodrigo Bertin, criador do projeto Vinho Mais, é passar o vinho restante da garrafa grande, de 750ml, para uma menor, de 375ml, e guardar em pé na geladeira e com a rolha bem colocada.
Essa medida atrasa o processo de oxidação por um ou dois dias. A tática funciona porque consegue diminuir o contato com o ar externo. A redução máxima, no entanto, depende do uso de uma bomba a vácuo — essa, segundo o sommelier, é a tática mais eficaz de conservação. O acessório funciona como uma tampa para a garrafa e pode fazer com que os vinhos mais encorpados durem até uma semana, e suaves e menos alcóolicos durem cinco ou até seis dias.
A temperatura ideal na hora do consumo é de 6ºC para o vinho branco ou rosé e de 15º para os tintos, embora vinhos tintos de uvas como Pinot Noir, Merlot ou Gamay, menos encorpados, possam ser consumidos com um pouco menos de temperatura, de acordo com o sommelier.
—
Este conteúdo foi originalmente publicado em Exame.com