GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Humanos já tomavam vinho há 8 mil anos

A data é mil anos mais antiga do que os pesquisadores imaginavam. Quem prova é esse vaso aí da foto.

Além de ter construído a famosa arca, Noé também assina outro feito importante, mas bem menos comentado: plantar o que pode ter sido o primeiro vinhedo da literatura mundial como conta o capítulo 9 do livro do Gênesis. Milênios antes de a Bíblia ser escrita, no entanto, a bebida fermentada já fazia sucesso. Um novo estudo, publicado na revista científica PNAS, relata ter descoberto a evidência mais antiga do consumo de vinho. Ela data de 6 mil anos antes de Cristo, e vem da região que atualmente corresponde à Geórgia.

As jarras do período neolítico estavam nos sítios arqueológicos de Gadachrili Gora e Shulaveris Gora, 30 km ao sul da capital Tbilisi. Análises químicas encontraram substâncias presentes no vinho (como o ácido tartárico) em 8 botijas. A aparência dos artefatos também entrega sua função: em alguns dos vasos, é possível notar imagens de cachos de uva e homens dançando como se participassem de uma celebração.