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Manual: 5 passos para virar vegano

Estratégias certeiras para deixar de consumir produtos de origem animal sem colocar em risco a saúde – e seu objetivo

5 passos para virar vegano

 (Gil Tokio/Superinteressante)

1 Entenda o desafio

Quanto mais informações você tiver sobre a causa, mais fácil para atingir o objetivo. Livros, documentários e sites podem ajudar nessa transição para uma vida sem carne. Caso contrário, as chances de chegar um dia e você se perguntar, consternado, por que está fazendo isso são maiores.

2. Vá devagar

Não corte tudo de uma vez. O calendário é o seu maior aliado: estabeleça metas e prazos (parar de comer tipos diferentes de carne por vez, por exemplo). Há desafios que podem ajudar no início, como o “21 dias sem carne” e o “Segunda sem Carne”.

Veja também

3. Saúde em primeiro lugar

Faça acompanhamento profissional. O nutricionista irá elaborar estratégias para que nenhum nutriente fique faltando. Ele pode indicar que você aumente o consumo de feijão, grão de bico ou lentilha para suprir a falta de ferro, abundante na carne.

4. Comece a cozinhar

Vegetariano não se alimenta só de mato. Dá para continuar comendo o que você gosta (bolos, tortas, hambúrguer…) fazendo alguma substituição. Fuce em mercados veganos, faça uma lista de ingredientes e vá para o fogão.

5. Inspire-se

Procure canais, blogs e perfis que dão dicas de alimentação. Há grupos de discussão no Facebook (saiba mais abaixo) para compartilhar a sua experiência e procurar ajuda caso a transição esteja difícil. Muita gente pode ter passado pelo mesmo problema.

Serviços úteis

Site Happy Cow 

Mapeia e avalia locais de comida vegana nas proximidades.

VEGetariANOS Iniciantes Brasil

Grupo do Facebook para quem está começando.

@tastyvegetarian

Perfil do Instagram com dicas e receitas.

Fontes: Rafaela Mold, nutricionista; sites Segunda sem carne, Vista-se, Sociedade Vegetariana Brasileira e grupo VEGetariANOS Iniciantes Brasil