GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Por que a empresa se chama…?

Conheça a história por trás das siglas

 (Aero Icarus/Creative Commons)

TAM
Táxi Aéreo Marília foi homenagem dos fundadores à sua cidade natal, no interior paulista. Hoje a TAM delega os voos para Marília a outras companhias.

 (BASF Coatings Münster/Creative Commons)

BASF
Famosa no Brasil pelas fitas cassete, a Badische Anilin und Soda-Fabrik (“fábrica de anilina e soda da região de Baden”) lucra principalmente com produtos químicos.

 (Chris 73/Creative Commons)

YKK
Observe o zíper mais próximo: é provável que nele esteja a sigla da Yoshida Kogyo Kabushikigaisha (algo como “Corporação Manufatureira Yoshida”), a nº1 dos zíperes.

 (BagoGames/Flickr)

HBO
Como box office é “bilheteria”, a Home Box Office seria uma “bilheteria caseira”, referência às origens do canal, célebre por passar sucessos do cinema antes dos outros.

 (Petey21/Creative Commons)

ASICS
Abreviação do latim alma sana in corpore sano, “alma sã em corpo são” – a gigante esportiva japonesa trocou mens por alma. É, MSICS não iria pegar.

 (TNG/Reprodução)

TNG
Trata-se de uma compressão de teenager, “adolescente” em inglês. Não que a marca algum dia tenha sido teen, mas o objetivo era deixar o guarda-roupa adulto menos sisudo.

 (Cheqbo/Creative Commons)

HSBC
Note que na publicidade deles sempre há orientais. Pois o banco surgiu na Ásia, em 1865, como Hongkong and Shanghai Banking Corporation Limited – só o “L” não vingou.

 (AXN/Reprodução)

AXN
A intenção era comprimir o som de action (“ação” em inglês), “équichon”. Ficou na intenção, pois todos soletram, “êi-éx-ên”. Pra não perder o costume: era o canal onde passava Lost.

 (Rosemoon/Creative Commons)

C&A
Em 1841, os irmãos Brenninkmeijer abriram uma loja de tecidos na Holanda. Sintéticos, Clemens e August batizaram o empreendimento com suas iniciais.

 (Evan-Amos/Public Domain)

M&M’s
Sensação entre soldados na 2ª Guerra com o slogan “derrete na sua boca, não na sua mão”, surgiu da parceria de dois Ms: Forest Mars e Bruce Murrie.

 (Dwight Burdette/Creative Commons)

3M
Surgiu em 1902 como Minnesota Mining and Manufacturing (“Minnesota Mineração e Manufatura”), e economizou 29 caracteres ao encurtar para 3M.

 (LG Electronics/Creative Commons)

LG
O nome surgiu da junção de duas marcas de eletrônicos sul-coreanas, Lucky e GoldStar. Mas eles preferem que você associe as letras ao slogan “life’s good” – “a vida é boa”.

 (EDDIE/Creative Commons)

CVC
Como os irmãos C&A, Carlos Vicente Cerchiari usou suas iniciais na marca. Em 1976, CVC saiu da agência de viagens, mas sua sigla ficou.

 (Mark Ahsmann/Creative Commons)

IBM
Pode chamar de International Business Machines, “[companhia] internacional de máquinas de negócios”. É de 1924, quando computador não era pessoal, mas financeiro.

 (TNT/Reprodução)

TNT
Mistura de explosivo com nome do fundador, a Turner Network Television surgiu transmitindo esportes, virou canal de filmes clássicos e hoje passa de um tudo.